<< Voltar pra Home

Consumidor



89% dos consumidores brasileiros se preocupam com sustentabilidade

26 de dezembro de 2022
 - 
21:00
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “89% dos consumidores brasileiros se preocupam com sustentabilidade”

Globalmente, número chega a 80%, porém poucos ainda consideram pagar valores mais altos por artigos sustentáveis

Uma pesquisa sobre a visão do consumidor em relação à sustentabilidade revelou que 89% dos brasileiros se mostram preocupados com o meio ambiente ao adquirir produtos domésticos, desde carros até computadores e tablets. O estudo, que ouviu aproximadamente 19 mil consumidores de países como Brasil, Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Itália, China e Índia, indica, ainda, que, globalmente, apesar de 80% dos consumidores considerarem questões de sustentabilidade nas compras do dia a dia, apenas de 1% a 7% relataram aceitar pagar um preço maior por itens e serviços mais sustentáveis.

O relatório do Boston Consulting Group diagnosticou também que muitos ainda não enxergam plenamente seu papel como consumidores na luta em prol do meio ambiente. Segundo a pesquisa, somente 20% dos respondentes acreditam gerar um impacto comprando produtos “verdes”, enquanto outros 70% se mostram desconfiados de empresas que usam ações sustentáveis para lucrar, se autopromover e conquistar mais clientes, melhorando suas reputações.

O artigo do BCG ressalta, ainda, que, na categoria de produtos para a casa, 60% dos consumidores em todo o mundo todo já adotam comportamentos sustentáveis como reciclagem de produtos, garrafas e embalagens (36%); uso de panos reutilizáveis para limpeza (35%); e compra de produtos de limpeza e higiene recarregáveis (29%). Na categoria de automóveis, por sua vez, 39% dos consumidores estão adotando comportamentos sustentáveis, como evitar dirigir ou dirigir apenas quando necessário (38%), comprar um veículo menor ou mais econômico para reduzir suas emissões (28%), ou pegar carona com outros (14%).

Brasileiros ainda não aceitam pagar mais por produtos “verdes”

Sobre o Brasil, a pesquisa do BCG mostra que os consumidores, em média, podem ter desenvolvido uma compreensão da necessidade da sustentabilidade acima da média de outros países. Um dos possíveis motivos seria o fato de os brasileiros vivenciarem de perto os impactos da degradação ambiental, como o que ocorre na Amazônia.

“Embora a maioria dos brasileiros entrevistados mencione a preocupação com o meio ambiente, o país tende a ficar para trás na adoção de comportamentos sustentáveis e na compra de produtos e serviços ‘verdes’ na maioria das categorias. Essa é uma questão fortemente ligada aos preços, que muitas vezes são mais altos por conta de matérias-primas específicas, processos de fabricação mais elaborados ou limitação de pontos de vendas com esta oferta”, ressalta Daniel.

Conduzindo o consumidor para caminhos mais sustentáveis

Para que as empresas consigam direcionar seus consumidores para produtos e ações mais sustentáveis, o BCG faz três recomendações:

  • Ações localmente relevantes: As empresas podem ampliar o impacto de suas ações de sustentabilidade, enfatizando a legitimidade das iniciativas e baseando-se em circunstâncias locais, algo que fortalece ainda mais o vínculo com o consumidor. Por exemplo, produtos “verdes” relacionados à proteção das florestas e da biodiversidade terão grande repercussão para os consumidores no Brasil.
  • Diálogo ampliado: Para atingir os consumidores que se preocupam com a sustentabilidade ou adotam comportamentos sustentáveis, ampliar o diálogo sobre causas ambientais pode atingir duas ou três vezes mais consumidores. O BCG descobriu que apenas 7% a 16% dos consumidores valorizam a sustentabilidade por si só como o principal fator de escolha, mas 20% a 43% podem ser persuadidos a comprar um produto mais “verde” se este atributo estiver associado a outros como qualidade, saudável ou socialmente responsável.
  • Quebra de paradigmas: Consumidores que expressam preocupação com o meio ambiente e aqueles que estão adotando comportamentos sustentáveis podem ser conquistados por meio de estratégias projetadas para romper os paradigmas. Isto é importante pois muitos consumidores assumem que, por ser mais sustentável, o produto deve ser mais caro e, em algumas situações, de menor qualidade (pior sabor, por exemplo) — razões pelas quais as pessoas hesitam em adotar de forma mais plena a sustentabilidade.

Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Grupo Dia conclui venda de lojas à Auchan por 155 milhões de euros

Foram negociadas ao grupo francês um total de 489 lojas de bandeira Minipreço e MaisPerto O Grupo Dia concluiu na…
Image

Na Alemanha, Edeka testa verificação de idade por IA

Maior supermercadista do país usa tecnologia para estimar idade dos clientes na compra de bebidas alcoólicas Por Renato Müller No…
Image

Supermercados Guanabara inaugura 1ª loja na zona oeste do RJ

Empreendimento de 22 mil metros quadrados, contará também com um shopping de serviços com 15 lojas Seguindo o seu plano…
Image

Chuvas no RS: redes supermercadistas atuam para atender à população

Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, 334 munícipios do estado foram afetados com as enchentes Em meio…