<< Voltar pra Home

Negócios



Números do vinho brilham no campo e no varejo

2 de junho de 2021
 - 
19:06
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “Números do vinho brilham no campo e no varejo”

Vendas por parte das vinícolas cresceram dois dígitos no primeiro quadrimestre. Do lado do varejo, GPA registra intensa escalada nas vendas on-line

A necessidade de isolamento social por causa da pandemia e o avanço do e-commerce no país têm feito crescer as vendas de vinho na plataforma digital do Grupo Pão de Açúcar. No primeiro trimestre deste ano, duas em cada dez garrafas de vinho vendidas pelo GPA foram comercializadas nos e-commerces do Extra e do Pão de Açúcar.

O desempenho dos vinhos ajudou a turbinar as vendas totais do grupo pela internet no período, que cresceram 137% em relação ao primeiro trimestre de 2020. Também houve um salto de 60% no número de clientes virtuais na mesma base de comparação.

Em 2020, das 20 milhões de garrafas de vinho vendidas pelo grupo, 18% foram comprados online. A preferência dos brasileiros ainda é pelos vinhos tintos, que responderam por 64% das vendas no ano passado.

Se na ponta, as vendas são um sucesso jamais visto no mercado brasileiro, nas regiões produtoras do país a situação não é diferente, pelo contrário. As parreiras do Rio Grande do Sul floresceram e as vinícolas registram desempenho positivo de 34% em relação ao mesmo período de 2020, ou seja, quase 10 milhões de litros comercializados em quatro meses de vinhos finos e espumantes brasileiros.

A melhor performance percentual é dos espumantes moscatéis com incremento de 37,76%, seguido pelos vinhos finos com 34,35% e pelos espumantes brut com 30,87%. Já o suco de uva amarga uma queda de 15,68%. Estes são os dados oficiais da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), com base no Sistema de Cadastro Vinícola da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul.

A retração desenhada em janeiro e fevereiro deu espaço para a aceleração das vendas nos dois meses seguintes. “O vinho brasileiro segue sendo descoberto pelos brasileiros, que ao degustar nossa diversidade e qualidade, estão percebendo a evolução e aprovando. É animador ver esta importante conquista. Com uma safra maior em 2021, os estoques estão sendo abastecidos, podendo atender ao mercado”, destaca o presidente da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), Deunir Argenta.

O executivo aposta ainda mais na aceleração das vendas diante da ampliação de canais, da melhor distribuição, do preço justo, além do próprio lançamento de produtos das vinícolas. Com a flexibilização dos protocolos de segurança diante da Covid-19, o enoturismo também ganhou impulso, fortalecendo ainda mais a relação entre produtores e consumidores. A aposta no e-commerce e em ferramentas práticas como o próprio WhatsApp também tem facilitado a venda com entrega em qualquer parte do país.

O volume de suco de uva comercializado de janeiro a abril chegou a 48,7 milhões de litros, 15,68% menos que em 2020 quando foi de 57.760.311 milhões de litros. Se comparado ao mesmo período de 2017, percebe-se um crescimento de 29,92%.

Fonte: Veja-Radar/ SISDEVIN-SEAPDR e Uvibra


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Grupo Mateus inaugura loja e gera 164 empregos diretos em São Luís (MA)

Localizado no bairro Alemanha, empreendimento conta com serviços diferenciados e produtos adaptados ao perfil de consumo local O Grupo Mateus…
Image

Seara lança primeira salsicha hot dog defumada do Brasil

Produto atende a demanda de consumidores por mais sabor em uma categoria que não para de crescer A salsicha se…
Image

Rede Hipermais inaugura loja em Joinville, Santa Catarina

Com uma área de vendas de 3 mil m², o empreendimento 110 empregos diretos e representa um investimento importante para…
Image

Reckitt Comercial Brasil anuncia Frederico Gonçalves como novo Gerente Geral

Formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp, executivo possui 25 anos de experiência na indústria de Bens de Consumo e Varejo…