<< Voltar pra Home

ESG



Relatório global de sustentabilidade 2020 da PepsiCo mostra avanços do Grupo

29 de junho de 2021
 - 
22:39
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “Relatório global de sustentabilidade 2020 da PepsiCo mostra avanços do Grupo”

Documento aponta as diretrizes para a construção de um sistema alimentar mais sustentável e as ações voltadas ao uso eficiente da água que geraram 20% de economia no ano passado

Relatório Global de Sustentabilidade 2020 da Pepsico demonstra a manutenção do compromisso permanente da empresa para gerar mudanças positivas ao planeta e às pessoas, ao mesmo tempo que reconhece o trabalho significativo para enfrentar os desafios do sistema alimentar, tais como a mudança climática, a perda de solo fértil, os resíduos de embalagens e a desigualdade.

Em 2020, a empresa registrou uma eficiência de 20% no uso da água nestas plantas em relação a 2019, e de cerca de 40% em relação a 2015. Na planta da Sabritas Vallejo, no México, a demanda de água diminuiu mais de 50% em 2020, em comparação com 2019. Além disso, graças à aplicação de um projeto de água circular, a planta reutiliza mais de 80% da água consumida diariamente.

“Sem dúvida, a pandemia foi um desafio, mas ela não minou as nossas aspirações e objetivos, pelo contrário. Em 2020, aceleramos os nossos esforços com ações audazes em áreas-chave para o negócio. Nossa agenda de sustentabilidade é parte fundamental dos projetos que colocamos em funcionamento na América Latina, o que também nos permitiu apoiar de perto as comunidades onde estamos presentes”, comenta Paula Santilli, CEO da PepsiCo América Latina.

O enfoque de sustentabilidade da PepsiCo abrange todas as etapas da extensa cadeia de valor da companhia, com estratégias que visam:

• Reconsiderar a forma como são feitos o plantio e o fornecimento de culturas, com avanços significativos nos seguintes aspectos:

• Matérias-primas diretas que abastecem a companhia. Em 2020, quase 87% delas passaram a ser de origem sustentável em todo o mundo.

• Agricultura Positiva: adoção de práticas agrícolas regenerativas em 2,8 milhões de hectares, melhoria nos meios de subsistência de mais de 250 mil pessoas na cadeia de valor agrícola e produção sustentável de 100% dos ingredientes-chave, incluindo culturas terceirizadas, até 2030.

• Rede de Demo Farms da PepsiCo na América Latina. No Brasil, a gestão inteligente da água para irrigação, com imagens por satélite e equipamentos de irrigação altamente eficientes, permite aumentar a produção e aprimorar a utilização desse recurso. No México, uma iniciativa em colaboração com pequenos produtores visa apoiar o desenvolvimento sustentável do setor de óleo de palma, com um aumento de 80% na produtividade.

• Empoderamento econômico das mulheres – não só nas comunidades agrícolas, mas em toda a cadeia de valor da PepsiCo – em consonância com o compromisso global da empresa de que pelo menos metade dos beneficiários dos seus programas de impacto social sejam mulheres.

A aliança da PepsiCo e da Fundação PepsiCo com parceiros como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) resultou na implementação de projetos como o Fundo para a Agricultura da Próxima Geração, cujo objetivo é identificar os desafios relacionados a assuntos de gênero na cadeia de fornecimento de batata na República Dominicana, no Equador e na Guatemala.

• Fazer negócios de forma sustentável e inclusiva, com importantes resultados quanto a:

• Emissões de gases de efeito estufa em toda a cadeia de valor, com uma redução global de 5% em 2020.

• Eficiência operacional no uso da água, com uma melhoria global de 15% em áreas de alto risco hídrico em 2020. Na América Latina, a PepsiCo conta com dez sistemas de biorreatores de membrana e de osmose inversa – em países como Brasil, Chile, Colômbia, México e República Dominicana – que produzem água de alta qualidade para sua reutilização em diferentes plantas situadas em áreas de alto risco hídrico.

• Eletricidade renovável. Na América Latina, as operações diretas da PepsiCo no Chile, na Colômbia, na Guatemala, no Peru e em Porto Rico utilizam eletricidade 100% renovável.

• Logística e distribuição. A PepsiCo visa reduzir significativamente suas emissões de dióxido de carbono e, por isso, ampliou sua frota de veículos híbridos, elétricos e movidos a gás natural comprimido em países como Brasil, Colômbia, Guatemala e México.

• Reciclagem inclusiva para ajudar a construir um mundo onde as embalagens nunca se tornem resíduo. Em 2020, a LatitudR, iniciativa multissetorial da qual a PepsiCo faz parte, beneficiou mais de 15.400 recicladores de base em 17 países da América Latina.

• Mudança climática. A PepsiCo anunciou que duplicará seu objetivo climático baseado na ciência, visando reduzir em mais de 40% as emissões absolutas de gases de efeito estufa em toda a sua cadeia de valor até 2030. Além disso, a companhia se comprometeu a alcançar emissões líquidas zero em todas as suas operações globais até 2040.

• Equidade racial. Com um investimento de mais de US﹩ 570 milhões para elevar a diversidade de vozes dentro da empresa, ao longo da cadeia de valor e nas comunidades onde opera.

• Criar marcas com propósito, que sejam melhores para os consumidores e para o planeta. A PepsiCo conseguiu avanços significativos em âmbito mundial como parte das metas propostas para reduzir os açúcares adicionados, o sódio e as gorduras saturadas no seu portfólio, entre eles:

• 48% do portfólio de bebidas tem 100 calorias ou menos de açúcares adicionados por porção (o objetivo da empresa é chegar a 67% até 2025).

• 64% do portfólio de alimentos tem 1,3 mg ou menos de sódio por caloria (o objetivo é alcançar 75% até 2025).

• 71% do portfólio de alimentos tem 1,1 g ou menos de gorduras saturadas por cada 100 calorias (o objetivo é chegar a 75% até 2025).

“Estamos trabalhando para transformar a maneira como criamos valor compartilhado, sem exceder os limites naturais do planeta e inspirando uma mudança positiva para o planeta e para as pessoas”, revela Ramón Laguarta, CEO e presidente do Conselho de Administração da PepsiCo. “Isso nos tornará uma empresa melhor, com um propósito claro integrado à nossa estratégia de negócio. Também nos tornará mais rápidos e mais fortes, permitindo o crescimento acelerado e o investimento contínuo na nossa gente, nos nossos negócios e nas nossas comunidades. Esperamos nos transformar num exemplo para os nossos parceiros e colegas”.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Consumidor quer supermercado tech – pero no mucho

Estudo mostra que clientes gostam de automação no checkout e nos processos de pagamento, mas revela desconforto com recomendações personalizadas…
Image

Retail Media Show 2024: inovações e desafios no varejo digital foram os temas do 2º dia do evento

Ao todo, o último dia da segunda edição do encontro contou com sete paineis, que abordaram diversos aspectos, desde do…
Image

Grupo Koch inaugura loja Komprão em São João Batista (SC)

Com 7,1 mil m² de área construída e estacionamento com 235 vagas, empreendimento possui iluminação natural e reaproveitamento da água…
Image

OXXO e Fanta trazem loja conceito e lançam a Fanta Pac-Man

Localizada em Guarulhos, a unidade receberá um conceito visual que remete aos “arcades” da década de 80 O OXXO, rede…