<< Voltar pra Home

Negócios



Ambev muda perfil e foca na diversidade de bebidas

8 de setembro de 2021
 - 
21:38
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “Ambev muda perfil e foca na diversidade de bebidas”

Profissionais de inovação trabalham a fim de atender todos os clientes, dos mais jovens aos idosos que apresentam paladares distintos

Desde 1999, os consumidores brasileiros conhecem e reconhecem a Ambev como uma cervejaria que está presente no cotidiano de milhões de pessoas. A empresa é considerada, inclusive, a maior do setor na América Latina. Nos últimos anos, no entanto, o modelo de negócios da companhia tem se transformado e uma série de novas marcas têm surgido. São bebidas para pessoas mais velhas, opções para jovens em baladas, experiências para quem não gosta de álcool e uma infinidade de outros rótulos.

Na visão dos profissionais de inovação da empresa, isso acontece porque a Ambev busca se tornar uma organização focada no consumidor. Ou seja: os produtos que ela cria precisam estar alinhados com as motivações e com as necessidades das pessoas, como explica Gabriela Gallo, líder de marketing de produtos Beyond Beer (Além da Cerveja).

“O processo (de criação) começa com a gente mapeando todas as motivações que fazem o consumidor comprar o nosso produto ou o do concorrente. E aí, entendendo essas motivações e o perfil dos consumidores, conseguimos criar um portfólio mais complementar e amplo que abraça diferentes perfis”, diz a líder.

O que Gabriela e outros profissionais assumem, no fim, é que o foco na criação vira a chave das contratações na Ambev e em outras empresas. Profissionais de inovação, nesse novo universo, são fundamentais e precisam atender a uma série de demandas técnicas.

No segundo capítulo da série Desvendando Marketing com a Ambev, a Bússola conversou com o Head de Inovações e Líder de Marketing de produtos Beyond Beer para saber mais.

Bússola: Como é o setor de inovação na Ambev?

Felipe Cerchiari: A Ambev possui um setor dedicado exclusivamente para a inovação, que tem como função desenvolver novos rótulos de bebidas em processos que podem durar meses de estudos e implementação. Nossa missão é entender para onde o consumidor está indo, para que a gente possa construir o portfólio do futuro.

Com esse foco, a organização desenvolveu um setor de inovações que engloba três passos: ciência, disciplina e arte.

Ciência

Entender bem tendências, trajetos e velocidade de mudanças nos consumidores

Disciplina

Fazer das pesquisas e dos projetos um processo de experimentação que pode apontar ajustes e melhorias.

Arte

Momento de ideação, protótipos, desenho dos argumentos e da criação dos produtos

Bússola: O que é preciso para se destacar como profissional de inovação?

Felipe Cerchiari: Para trabalhar com inovação é preciso estar conectado com as pessoas, para compreendê-las e atender às suas demandas. Nesse sentido, os interessados nessa área devem entender a diversidade dos consumidores em todos os aspectos. Uma formação cultural, humana e empática coloca os profissionais à frente e eles se tornam destaques. Isso ajuda, na visão do gestor, porque pessoas com essas características têm “ouvidos abertos” e reconhecem mais facilmente as necessidades e as dificuldades das pessoas.

Gabriela Gallo: Outra característica importante desses profissionais é a orientação com base em dados. As estratégias criativas precisam andar lado a lado com uma sólida definição de métricas que ajudem a analisar resultados. A gente mede o sucesso percebendo se novos consumidores estão entrando e consumindo produtos. Assim, é possível medir se a linha Beats, por exemplo, deu certo.

Fonte: Na Prática, Fundação Estudar, Bússola Exame


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Levinho, o Toddynho da caixinha azul com menos açúcares e gorduras

Marca usa nova embalagem para colocar Toddynho Levinho na lembrança dos consumidores e reforçar seus diferenciais nutricionais Toddynho, marca tradicional…
Image

Supermercados Correia diminuem perdas e custos de tesouraria com cofre inteligente

“Trabalhamos com margens apertadas e todo ganho é fundamental”, declarou Vitorino Correa Neto, diretor da rede Em 2023, Vitorino Correa…
Image

Carteira digital CencoPay da Cencosud é lançada no Brasil

Ferramenta disponível para clientes Prezunic permite acúmulo de cashback e utilização do saldo para pagamento de compras na própria rede…
Image

Covabra Supermercados abre 15 vagas de emprego para loja de Limeira (SP)

As oportunidades abertas são para as duas unidades da cidade; currículos devem ser entregues na loja Jardim Aquarius A primeira…