<< Voltar pra Home

Internacional



Carrefour leva conceito de loja autônoma a um novo nível

29 de novembro de 2021
 - 
00:05
 - 
Redação SuperHiper
Featured image for “Carrefour leva conceito de loja autônoma a um novo nível”

Em Paris, primeira unidade do conceito Flash 10/10 elimina necessidade de baixar aplicativos ou passar por barreiras de entrada

O Carrefour inaugurou ontem (25/11) em Paris a Flash 10/10, um novo modelo de loja autônoma que tenta eliminar os poucos “pontos de atrito” que conceitos como a Amazon Go ainda têm – como a necessidade de baixar um app ou de passar por algum tipo de barreira de entrada na loja.

A loja de conveniência, localizada no 11º arrondissement – a 1km da Praça da Bastilha e do cemitério Père-Lachaise – foi desenvolvida em parceria com a startup americana AiFi. O ponto de venda oferece um mix bastante enxuto, de 900 SKUs, e tem o objetivo de oferecer uma experiência de 10 segundos para comprar e 10 segundos para pagar.

Sem exigir que nenhum produto seja escaneado, a Flash 10/10 também abre mão do download de um aplicativo ou de algum pré-registro. A loja conta com 60 câmeras HD, quase 2000 sensores instalados nas prateleiras, um algoritmo que interpreta os dados e um sistema de pagamento móvel. Os consumidores são rastreados anonimamente quando estão na loja e os produtos que selecionam são detectados e colocados em um “carrinho virtual”.

Quando terminam de comprar, os clientes vão a um quiosque validar os produtos, pagam com meios contactless e usam um QR Code para obter o cupom fiscal de compra. Quem quiser pagar em dinheiro tem à disposição um caixa de autoatendimento.

A Flash 10/10 conta com 4 colaboradores, que supervisionam a operação, mantêm a loja abastecida e atendem pedidos do e-commerce (a loja oferece serviço de “clique & retire”). Esse conceito de lojas vem sendo testado na sede do Carrefour, na cidade de Massy, há mais de um ano – a unidade de Paris absorveu o feedback dos colaboradores da rede que usaram a loja-teste no dia a dia.

Essa não é a única iniciativa de modelos autônomos do Carrefour. No Brasil, a empresa lançou em março uma loja Scan & Go, em que os clientes escaneiam os produtos com seus smartphones e pagam pelo celular. Seis unidades nesse conceito estão em operação no país, com planos de abertura de outras 8 até o fim do ano.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Smart Market ABRAS 2024: painel Comunidade Marketing contará com grandes especialistas

Atenção ao cliente e obtenção de resultados baseados em dados, para tomar uma decisão assertiva, foram alguns dos temas abordados…
Image

COOP fecha o exercício de 2023 com faturamento de R$ 2,7 bi

No período, a rede de varejo também gerou cerca de 1 mil empregos e chegou a 129 mil novas associações,…
Image

Grupo Nova Era oferece 230 vagas de emprego em Manaus (AM)

Além da capital amazonense, a empresa abriu 14 vagas para unidade de Boa Vista, Roraima Presente em três estados da…
Image

Mr. Estoque atende mais de 140 mil pedidos no último ano

Em 2023, e-commerce consolidou operação no Rio Grande do Sul e celebra taxa de conversão acima da média do setor…