<< Voltar pra Home

Lojas



Ruptura nos supermercados segue em alta em junho

2 de agosto de 2021
 - 
20:48
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “Ruptura nos supermercados segue em alta em junho”

Conheça as categorias mais afetadas no monitoramento da Neogrid

Na análise, aplicada entre a base de clientes varejistas da Neogrid, a ruptura manteve um patamar de alta de 11,11%. Em maio, o índice ficou em 11,14%. No retrospecto do comportamento do índice, um período de alta contínua ocorre entre setembro de 2020 e janeiro deste ano, quando foi registrado o maior patamar (12,49%). Os meses seguintes são de oscilação: queda em fevereiro (11,45%) e março (10,68%) e elevação em abril (11,03%) e maio (11,14%).

No ranking elaborado pela empresa, o leite registrou alta de 4,17 pontos percentuais (17,36% em maio para 21,53% em junho), registrando taxa elevada. O resultado indica estabilidade nas categorias de bebidas à base de soja (24,07% contra 23,68%) e ovos (16,98% ante 17,03%).

“As pessoas criaram novos hábitos de consumo. Buscam produtos mais baratos em detrimento de marcas caras, o que lhes permite comprar em quantidade maior quando encontram boas promoções. Em contrapartida, o desafio do varejo é ajustar a demanda aos efeitos econômicos atuais, com equilíbrio entre o estoque e o volume de vendas”, explica Robson Munhoz, CCSO (Chief Customer Success Officer) da Neogrid.

Outras categorias com rupturas acentuadas incluem a granola, com expressivo avanço de 7,84% em maio para 14,91% em junho; a margarina, que passou de 12,08% para 13,10%; a farinha de arroz, 10,76% contra 12,58% e o álcool, cujo índice aumentou de 9,37% em maio para 12,45% no mês seguinte.

“A ruptura permanece em alta devido ao cuidado do varejo no controle do capital de giro. Muitas vezes, o varejista deixa de comprar linhas de produtos completas, como por exemplo, ter na prateleira somente o sabor de geleia mais vendido ao invés de todas as opções de sabores. Isso também se aplica a muitas categorias que apresentam fragrâncias e tamanhos variados no portfólio. Esse fenômeno é chamado de “ruptura por mix””, diz Munhoz.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Alego realiza sessão solene em celebração aos 50 anos da Agos

Representantes do setor supermercadista de Goiás foram homenageados com a entrega do Certificado do Mérito Legislativo Supermercadistas goianos, personalidades do…
Image

Rede francesa se transforma para atrair os mais jovens

Auchan Retail troca seus hipermercados por lojas de proximidade para atrair a Geração Z O mundo e os hábitos de…
Image

Grupo Passarela anuncia abertura de loja em Teutônia, Rio Grande do Sul

Unidade que pertencia à cooperativa Languiru contará com mix de 15 mil itens, promoções e descontos Em franca expansão, o…
Image

Supermercado Gricki entrega 1200 litros de leite ao Fundo Social de Araraquara (SP)

Doação de alimentos ocorre com a campanha de prêmios aos consumidores, que é realizada de outubro a fevereiro Na última…