<< Voltar pra Home

Internacional



O supermercado mais lindo do mundo

1 de setembro de 2021
 - 
20:30
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “O supermercado mais lindo do mundo”


Após 120 anos de existência deixa de existir esse que era considerado o supermercado mais lindo do mundo. Também foi vitima da covid 19 junto com  uma complicada disputa legal sobre a venda do palácio. Sim, o imóvel era um antigo palácio repleto de obras na cidade de Moscou.

Eliseyevskiy ou   Yeliseyevsky  ou   Eliseesvski era o nome dele.

Em 1901 esse lindo palácio no centro da cidade foi transformado em uma grande mercearia chamada Elisseeff ainda na Russia Imperial.

Em 1917 foi nacionalizado após a revolução comunista. Em 2005 já como supermercado e com o nome  Eliseyevskiy passa a ser operado pela rede Alye Parusa. Era sofisticadíssimo, um supermercado gourmet muito acima da média, que servia a toda elite do país. Já não serve mais.

A loja Eliseevskiy

Era o local onde o público de alto poder aquisitivo sempre encontrava produtos locais de excelente qualidade e iguarias raras de serem achadas em outros pontos de Moscou, sobretudo na era soviética.

Visitar essa loja, nos últimos anos, significava adentrar um espaço que, para muitos, abrigava o supermercado mais bonito do mundo. Mais do que qualquer produto, o que atraía mais era o salão predominantemente dourado, com colunas de mármore, lustres de cristal e obras de arte nas paredes.

Vendia todo tipo de alimento. O balcão da rotisseria oferecia uma fartura de pratos prontos, preparados pelos seus chefes de cozinha, segundo as receitas europeias, asiáticas, do oriente próximo e claro, delicias da culinária russa.

Muitas pessoas iam ao “Eliseevsky” todos os dias, outras vinham em excursão. Todas tinham a certeza que o moderno “Eliseevsky” era o exemplo de comercialização russa de alimentos.

A rede que operava com problemas financeiros fechou todas as suas lojas, mantendo aberto apenas o Eliseiesvski. Muito frequentada por turistas, um público que a pandemia afastou, a loja vivia cenário de decadência nos últimos meses, com raros clientes e muita ruptura nas prateleiras. 

Dias atrás, o endereço na rua Tverskaia fechou de vez as portas.

Ainda não se sabe o futuro do prédio, que a cidade de Moscou concordou em vender em 2015 para a rede Aliye Parusa, mas cujo acordo nunca foi   finalizado.    


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Levinho, o Toddynho da caixinha azul com menos açúcares e gorduras

Marca usa nova embalagem para colocar Toddynho Levinho na lembrança dos consumidores e reforçar seus diferenciais nutricionais Toddynho, marca tradicional…
Image

Supermercados Correia diminuem perdas e custos de tesouraria com cofre inteligente

“Trabalhamos com margens apertadas e todo ganho é fundamental”, declarou Vitorino Correa Neto, diretor da rede Em 2023, Vitorino Correa…
Image

Carteira digital CencoPay da Cencosud é lançada no Brasil

Ferramenta disponível para clientes Prezunic permite acúmulo de cashback e utilização do saldo para pagamento de compras na própria rede…
Image

Covabra Supermercados abre 15 vagas de emprego para loja de Limeira (SP)

As oportunidades abertas são para as duas unidades da cidade; currículos devem ser entregues na loja Jardim Aquarius A primeira…