PepsiCo terá fábrica movida a batatas

Estrutura, que ficará pronta até 2025, será a maior e mais sustentável da empresa na Europa

A PepsiCo anunciou que investirá US$ 257 milhões para desenvolver sua maior e mais sustentável fábrica de alimentos na Europa. Localizada em Sroda Slaska, na Polônia, a fábrica é a quinta da empresa no país e abastecerá 21 países da região.

O grande destaque da estrutura fica para as inúmeras ações de sustentabilidade. Desenvolvida com base em princípios ambientalmente corretos, a fábrica terá 100% de energia renovável, sendo autossuficiente na geração de energia solar. A PepsiCo também pretende desenvolver no local uma fazenda alimentada da mesma fonte. O local também conta com reuso da água e dos sistemas de aquecimento e refrigeração, além da coleta de água de chuva para uso em diversas atividades.

Uma característica especial do local é o uso das cascas de batata, que são descartadas na fabricação de batatas fritas, para gerar biomassa. Depois de alimentar geradores na fábrica, a biomassa será fornecida às fazendas da região como um fertilizante de baixo carbono. As batatas que servem de matéria-prima são fornecidas por fazendeiros locais, como parte do Programa Polonês de Agricultura Sustentável, estabelecido há quase 30 anos.

Atualmente, a PepsiCo utiliza 230 mil toneladas de batatas sustentáveis a cada 12 meses. Nos próximos anos, ampliará esse consumo e iniciará relacionamentos com fazendeiros de milho, com o objetivo de chegar a 2027 com 330 mil toneladas anuais de milho sustentável para a produção de Doritos.

Compartilhe esta noticia!

Posts Relacionados