<< Voltar pra Home

Lançamentos



Sonho de consumo do público masculino vai elevar o faturamento

28 de maio de 2022
 - 
00:26
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “Sonho de consumo do público masculino vai elevar o faturamento”

Lançamento de produto feito em Manaus deve aguçar ainda mais o segmento que faturou R$ 2,7 bi em 2021

“Vamos parar de fazer lâminas de barbear quando não pudermos continuar melhorando.” A frase de King Camp Gillette, fundador da marca Gillette em 1901, é seguida à risca até hoje, mais de 120 anos depois. São lançados dez novos produtos por ano, em média.

O mais recente deles, que acaba de chegar ao mercado, é o Gillette Derma Proteção, o primeiro aparelho de barbear descartável desenvolvido para combater pelos encravados. Foi desenvolvido no Brasil, especialmente para o consumidor brasileiro, mas será comercializado também em mercados internacionais.

Apesar das dezenas de novidades ao longo dos últimos 15 anos, a Gillette trata o produto como a maior inovação da categoria de aparelhos de barbear descartáveis desde 2007, quando foi lançada a linha Prestobarba3, o primeiro três lâminas.

Como estratégia de negócio, o Derma Proteção deve incrementar a receita da marca no País, em um setor bilionário. Segundo dados da consultoria Nielsen, o segmento de lâminas de barbear faturou R$ 2,7 bilhões em 2021.

Um nicho completamente dominado pela Gillette, que detém 80% de market share. Ainda assim, a marca pretende avançar. “Metade das vendas são de produtos que tem abordagem de sensibilidade da pele. Mas em descartáveis são 25%. Temos uma oportunidade de negócio. Com esse lançamento, queremos equilibrar esse balanço”, disse Luis Siqueira, diretor sênior de Marketing de Gillette Brasil, mas pode chamá-lo de comandante da operação brasileira da empresa adquirida pela P&G em 2005 pela bagatela de US$ 57 bilhões.

Foram dois anos de desenvolvimento do novo produto, produzido na fábrica de Manaus, uma das maiores de Gillette no mundo. São duas lâminas e uma barreira protetora no meio delas, que corta o pelo um pouco acima da pele.

A promessa é resolver o problema de irritação, reclamação de 61% dos homens brasileiros, de acordo com pesquisa interna da marca. Durante as sondagens, constatou-se ainda que 85% dos homens negros afirmaram ter pelos encravados e 44% disseram sofrer com irritação moderada ou severa, que já são tratadas no âmbito dermatológico.

Além da tecnologia inovadora, a Gillette também desbrava outros campos com o Derma Proteção. Pela primeira vez traz um retrato de um homem negro nos materiais publicitários, inclusive na embalagem, que também tem todas as informações sobre o produto escritas em português.

E vai colocar sua expertise de comunicação com o consumidor para disseminar o aparelho. Uma das poucas marcas presentes em todos os 5.570 municípios do País, investe muito nos pontos de venda.

Afinal, a compra de lâmina de barbear é por impulso. “O consumidor vê o produto na gôndola do mercado, na farmácia, na padaria ou mesmo na banca de jornal, e lembra que precisa”, disse o executivo.

Dentro desses estabelecimentos também há um plano para dar visibilidade aos produtos Gillette, que precisam estar bem-posicionados. O corredor do check out é indispensável. “Se achar algum lugar que não tem, me liga porque está errado”, disse Siqueira, ao destacar que as vendas de descartáveis da Gillette cresceram 5% em 2021, enquanto a categoria no geral cresceu 1%.

E como ficam os 50% do público masculino que têm algum tipo de barba? Nesse caso, a aposta é na maquininha portátil Styler, com quatro níveis de corte e possibilidade de acoplar o barbeador à carga de lâminas da linha Fusion. “O mercado brasileiro é gigantesco e precisamos ter produtos para todos os perfis”, afirmou Siqueira, dando continuidade à centenária ideologia de King Camp Gillette.

Fonte: Beto Silva, Isto É Dinheiro


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Levinho, o Toddynho da caixinha azul com menos açúcares e gorduras

Marca usa nova embalagem para colocar Toddynho Levinho na lembrança dos consumidores e reforçar seus diferenciais nutricionais Toddynho, marca tradicional…
Image

Supermercados Correia diminuem perdas e custos de tesouraria com cofre inteligente

“Trabalhamos com margens apertadas e todo ganho é fundamental”, declarou Vitorino Correa Neto, diretor da rede Em 2023, Vitorino Correa…
Image

Carteira digital CencoPay da Cencosud é lançada no Brasil

Ferramenta disponível para clientes Prezunic permite acúmulo de cashback e utilização do saldo para pagamento de compras na própria rede…
Image

Covabra Supermercados abre 15 vagas de emprego para loja de Limeira (SP)

As oportunidades abertas são para as duas unidades da cidade; currículos devem ser entregues na loja Jardim Aquarius A primeira…