<< Voltar pra Home

Internacional



Supermercados ampliam foco em saúde e bem-estar

13 de outubro de 2021
 - 
23:42
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “Supermercados ampliam foco em saúde e bem-estar”

Mais redes americanas reforçam investimentos em programas de educação e nutrição personalizada, afirma relatório

Alimentos processados costumam valorizar seus teores de vitaminas e minerais, mas o varejo vem percebendo que programas de saúde e bem-estar baseados nas seções de hortifruti são uma forma mais eficiente de posicionar as redes do setor no segmento nutricional. É o que afirma um relatório recentemente divulgado nos EUA pela Food Industry Association (FMI) e pela Academy of Nutrition and Dietetics Fuondation.

Segundo o estudo, metade dos varejistas de alimentos aumentaram de forma moderada ou significativa seus programas de saúde e bem-estar ao longo dos últimos 12 meses, priorizando a oferta personalizada de produtos. Mesmo sem adotar o rótulo de “alimentos como medicação”, uma filosofia segundo a qual a alimentação tem um papel fundamental na prevenção de doenças, as redes de supermercados estão conectando a nutrição a uma vida mais saudável.

Grande parte desse movimento é consequência da pandemia, que aumentou a preocupação da população com a qualidade do que come e fez com que, nos EUA, houvesse um aumento do consumo de hortifrutis, especialmente orgânicos. De acordo com o relatório, os supermercadistas têm explorado a ideia de “alimentos como medicação” de cinco maneiras:

Programas de incentivo: oferecer preços especiais em categorias como frutas, legumes e vegetais, ou cupons para clientes fiéis experimentarem novos produtos. Essa é uma forma de aumentar o acesso a alimentos ricos em vitaminas e minerais.

Ações de marketing: sinalização no PDV, embalagens especiais, comunicação no aplicativo e site, demonstrações virtuais de produtos, lives utilizando os itens sendo promovidos e mudanças nos algoritmos de busca são algumas formas de incentivar mudanças comportamentais durante o processo de compra.

Nutrição com apoio médico: desenvolvimento de programas personalizados de alimentação, prescritos por um nutricionista, para o desenvolvimento de boxes ou refeições de acordo com determinados objetivos de saúde.

Educação nutricional: conteúdo em blogs, ações de prevenção ao diabetes e programas de saúde voltados aos colaboradores do varejo. Essas ações podem ser complementadas por eventos como jornadas de verificação de pressão arterial, medição do nível de glicose no sangue e medição do IMC das pessoas.

Programas de prescrição de alimentos: um profissional de saúde ou nutricionista pode prescrever alimentos aos pacientes que tiverem condições específicas ou estiverem inseguros sobre o consumo de determinados itens.

O estudo entrevistou colaboradores de redes de supermercados que representam 26 mil lojas, além de 1.400 americanos adultos e informações fornecidas por nutricionistas e dados de pesquisas etnográficas.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Levinho, o Toddynho da caixinha azul com menos açúcares e gorduras

Marca usa nova embalagem para colocar Toddynho Levinho na lembrança dos consumidores e reforçar seus diferenciais nutricionais Toddynho, marca tradicional…
Image

Supermercados Correia diminuem perdas e custos de tesouraria com cofre inteligente

“Trabalhamos com margens apertadas e todo ganho é fundamental”, declarou Vitorino Correa Neto, diretor da rede Em 2023, Vitorino Correa…
Image

Carteira digital CencoPay da Cencosud é lançada no Brasil

Ferramenta disponível para clientes Prezunic permite acúmulo de cashback e utilização do saldo para pagamento de compras na própria rede…
Image

Covabra Supermercados abre 15 vagas de emprego para loja de Limeira (SP)

As oportunidades abertas são para as duas unidades da cidade; currículos devem ser entregues na loja Jardim Aquarius A primeira…