<< Voltar pra Home

Destaques



Tem dinheiro em cima da mesa

8 de julho de 2021
 - 
21:32
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “Tem dinheiro em cima da mesa”

As mudanças sociais e as inovações tecnológicas estão cada vez mais aceleradas e, diante de um shopper com cada vez mais informação e poder de escolha, o varejo precisa, mais do que nunca, colocá-lo no centro de cada decisão

*Por Olegário Araújo

As mudanças sociais e as inovações tecnológicas estão cada vez mais aceleradas e, diante de um shopper com cada vez mais informação e poder de escolha, o varejo precisa, mais do que nunca, coloca-lo no centro de cada decisão

Peter Diamandis, fundador da Singularity e escritor do livro “Abundância”, defende que vivemos do mundo do mais, que se ampliará e ficarás mais veloz com a implementação do 5G. Steve Dennis, no livro Remarkable Retail (em tradução livre, Varejo notável, memorável), sintetiza essa abundância:

1) No passado, as pessoas para terem a acesso a INFORMAÇÕES sobre produtos tinham quatro opções básicas: ir até uma loja e conversar com um vendedor; obter informações da publicidade das marcas; conversar com amigos e ler revistas especializadas ou tabloide impresso do varejo. Hoje, há um tsunami de informações e o desafio é separar o sinal do ruído.

2) O ACESSO não é mais escasso. Atualmente, o shopper tem acesso ao que ele quer, de qualquer parte do mundo.

3) ESCOLHAS são abundantes. Além dos diferentes formatos de loja física, há opções de e-commerce, marketplace e redes sociais.

4) CONVENIÊNCIA é o nome do jogo. Se antes da pandemia a conveniência já era uma realidade, hoje, ela aumentou e colocou o varejo definitivamente na era de serviço.

5) A CONEXÃO se ampliou com a pandemia. E a pandemia forçou diferentes gerações a esta tarefa.

6) Mais OPÇÕES DE BAIXO PREÇO. Há marcas nativamente digitais que estão oferecendo bons produtos e serviços por preços mais atrativos. Por enquanto, há uma abundância de capital e os investidores estão apostando em novos modelos de negócio.

7) TUDO AGORA. Com o 5G, as opções aumentarão e a velocidade também!

8) NADA SERÁ BOM O SUFICIENTE por muito tempo. Os shoppers estão empoderados. Então, por quais razões eles irão se contentar com a média, com o aceitável, medíocre ou chato? As expectativas são crescentes.

Estudos apontam para uma maior experimentação de novas marcas e locais de compras. Neste mundo de abundância, podemos concluir que será mais desafiador reter e atrair clientes.

É aqui que voltamos ao tema central deste artigo. Os profissionais do varejo e indústria estão recebendo a mesma pressão, que é vender mais, aumentar o market share, reduzir custos e, ao mesmo tempo, aumentar a diferenciação e a rentabilidade.

Os negociadores, de ambos os lados, precisarão desenvolver novas competências relacionais e técnicas para entregar resultado porque o “sempre foi assim” funcionará cada vez menos neste mundo complexo, incerto com um shopper mais informado, exigente, impaciente e com mais opções. Ter uma visão holística – de ponta a ponta, que começa no shopper e se conclui no resultado, que conecte todos os pontos, analítico, criativo, estratégico e antifrágil, com inteligência emocional são algumas das características para ter sucesso nestes “novos tempos.”

Colocar o shopper no centro das decisões, entender suas necessidades básicas e expectativas e atuar conjuntamente pode ser o caminho para todos se beneficiarem do “dinheiro que está em cima da mesa” e alcançarem melhores resultados.

*Olegário Araújo é formado em administração, com mestrado na linha de estratégias de marketing pela FGV. É cofundador da inteligência360 e pesquisador do FGVcev – Centro de Excelência em Varejo.  Sua trajetória está relacionada com o uso da informação pela área comercial das perspectivas estratégica e tática. Contato: www. in360.com.br; olegario.araujo@in360.com.br


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Levinho, o Toddynho da caixinha azul com menos açúcares e gorduras

Marca usa nova embalagem para colocar Toddynho Levinho na lembrança dos consumidores e reforçar seus diferenciais nutricionais Toddynho, marca tradicional…
Image

Supermercados Correia diminuem perdas e custos de tesouraria com cofre inteligente

“Trabalhamos com margens apertadas e todo ganho é fundamental”, declarou Vitorino Correa Neto, diretor da rede Em 2023, Vitorino Correa…
Image

Carteira digital CencoPay da Cencosud é lançada no Brasil

Ferramenta disponível para clientes Prezunic permite acúmulo de cashback e utilização do saldo para pagamento de compras na própria rede…
Image

Covabra Supermercados abre 15 vagas de emprego para loja de Limeira (SP)

As oportunidades abertas são para as duas unidades da cidade; currículos devem ser entregues na loja Jardim Aquarius A primeira…