<< Voltar pra Home

Negócios



Conheça os locais do BIG que serão negociados pelo Carrefour

26 de maio de 2022
 - 
01:15
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “Conheça os locais do BIG que serão negociados pelo Carrefour”

Conselheiros concordaram em determinar a venda de algumas unidades para que a operação pudesse ser aprovada

O Carrefour Brasil recebeu aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para adquirir o grupo Big, nesta quarta-feira (25). Mas precisa cumprir algumas condições, como a venda de lojas. As unidades já estão em negociação junto a, pelo menos, dois fundos imobiliários e redes regionais, dizem fontes a par do assunto.

Já foram recebidas, inclusive, propostas vinculantes para algumas dessas unidades — quando há compromisso firme de compra. As conversas começaram meses atrás, depois que a superintendência geral do Cade já sinalizava a necessidade de venda de pelo menos 11 pontos, como antecipou o periódico em janeiro.

Além das lojas que a superintendência já havia recomendado a venda ao Cade, no começo do ano, outras foram adicionadas, somando 14 lojas, como informamos. O conselho de defesa da concorrência tem autonomia para seguir a recomendação ou fazer ajustes na avaliação da superintendência.

Apuramos que a lista final das cidades onde estão as lojas a serem vendidas. Os locais são: Gravataí (RS), Itabuna (BA), Juazeiro do Norte (CE), Maceió (AL), Olinda (PE), Paulista (PE), Recife (PE), Santa Maria (RS) e Viamão (RS). Alguns desses municípios têm mais de uma unidade.

Em Gravataí (RS), está o supermercado Nacional, o hipermercado BIG e um atacarejo Maxxi;

Em Juazeiro do Norte (CE), está o hipermercado BIG Bompreço e o atacarejo Maxxi;

Em Olinda (PE), está o hipermercado BIG Bompreço, e no Recife (PE), o hipermercado Walmart Caxangá e hipermercado Walmart Casa Forte;

Na cidade de Santa Maria (RS), está o hipermercado BIG Nossa Senhora de Lourdes, e em Viamão (RS), a unidade do hipermercado BIG Santa Cecília e o atacarejo Maxxi.

Em Gravataí (RS), está o supermercado Nacional( a rede não informou qual dos dois endereços) , o hipermercado BIG Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira, 2660 – COHAB C  e um atacarejo Maxxi, na Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira, 4709 – São Geraldo

Em Juazeiro do Norte (CE), está o hipermercado BIG Bompreço Av. Padre Cícero, 2241 – Santa Tereza, e o atacarejo Maxxi, Av. Padre Cícero, 3920 – São José.

Em Olinda (PE), está o hipermercado BIG Bompreço Av. Carlos de Lima Cavalcante, 1306 – Bairro Novo, e no Recife (PE), o hipermercado BIG Bompreço Caxangá Avenida Caxangá, 3942 – Iputinga e hipermercado Big Bompreço Casa Forte,  Praça Jornalista Francisco Pessoa de Queiroz, 23 – Casa Forte.

Na cidade de Santa Maria (RS), está o hipermercado BIG Nossa Senhora de Lourdes Av. Fernando Ferrari, 1483 – Nossa Sra. de Lourdes, BIG Santa Maria e em Viamão (RS), a unidade do hipermercado BIG Santa Cecília Avenida Senador Salgado Filho, RS-040, 1800 – Cecília e o atacarejo Maxxi. Av. Sen. Salgado Filho, 7131 – Jardim Krahe, Viamão – RS

Em Itabuna-BA, Big Bompreço na Av. Aziz Maron, s/n – Góes Calmon

Maceió tem 11 lojas – Grupo não divulgou a loja selecionada

Recife possui 14 lojas – Grupo não divulgou o endereço

Desafio da integração

Com aval de hoje, o Carrefour atinge uma meta antes de encarar o seu maior desafio dos últimos anos, na visão de especialistas: montar uma megaestrutura de sistemas, logística e distribuição integradas, que seja a base para que o varejo e o atacarejo operem de forma rentável e equilibrada.

Hoje, o CEO geral do Grupo Carrefour, Stéphane Maquaire, divulgou um vídeo interno, ao qual tivemos acesso, informando que a venda de pontos já era esperada e haverá um esforço para que as mudanças para a integração do Big não afetem o consumidor.

Normalmente, essas transições duram anos — no varejo tem levado de dois a três anos — e exigem trocas de sistemas, unificação de compras junto à indústria e redução de quadros de funcionários em certas áreas.

Relembre a operação

A operação aprovada pelo Cade, nesta quarta-feira, consiste na aquisição da totalidade das ações de emissão do grupo Big Brasil pelo Atacadão por R$ 7,5 bilhões — maior transação já vista no varejo nacional, em valor. O negócio coloca o Carrefour como a segunda maior rede varejista da América Latina, atrás apenas da Walmex, operação do Walmart no México

Na prática, são 386 lojas objeto de aquisição por parte do Atacadão. O Big, controlado pela gestora Advent e pelo Walmart e formado por sete marcas (Big, Big Bompreço, Nacional, Super bompreço, Sam’s Club, Todo Dia e Maxxi Atacado), concentrava as redes de supermercado e hipermercado que eram do Sonae, no Sul, e do Bompreço, no Nordeste.

Dessas sete, devem desaparecer Big e Maxxi. Os hipermercados BIG e Bompreço serão convertidos em bandeiras Carrefour, Atacadão ou Sam’s Club. Já o Maxxi deve virar Atacadão. Com o Big, o Carrefour passa a ter 876 lojas e R$ 100 bilhões em vendas anuais.

Essa será a terceira vez, desde 2016, que as marcas Big e Bompreço passarão por mudanças. De 2016 para 2017, anos após o Walmart comprar os ativos no país, a empresa tirou o nome Big e passou a usar Walmart nas lojas no Sul. Em 2019, após vender a operação para a Advent, a marca voltou. Agora, novamente deixará de ser usada. No Nordeste, o grupo deve manter elementos da marca Carrefour junto com o nome Bompreço.

Fonte: Adriana Mattos, Valor


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Alego realiza sessão solene em celebração aos 50 anos da Agos

Representantes do setor supermercadista de Goiás foram homenageados com a entrega do Certificado do Mérito Legislativo Supermercadistas goianos, personalidades do…
Image

Rede francesa se transforma para atrair os mais jovens

Auchan Retail troca seus hipermercados por lojas de proximidade para atrair a Geração Z O mundo e os hábitos de…
Image

Grupo Passarela anuncia abertura de loja em Teutônia, Rio Grande do Sul

Unidade que pertencia à cooperativa Languiru contará com mix de 15 mil itens, promoções e descontos Em franca expansão, o…
Image

Supermercado Gricki entrega 1200 litros de leite ao Fundo Social de Araraquara (SP)

Doação de alimentos ocorre com a campanha de prêmios aos consumidores, que é realizada de outubro a fevereiro Na última…