<< Voltar pra Home

Negócios



Cresce consumo de proteína vegetal entre os maiores de 35 anos, diz Kantar

31 de janeiro de 2022
 - 
22:05
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “Cresce consumo de proteína vegetal entre os maiores de 35 anos, diz Kantar”

Estudo aponta que bem-estar e preocupação com o planeta são os principais motivos dessa elevação 

A busca crescente pelo bem-estar e a preocupação com o planeta estão contribuindo para o desenvolvimento do mercado de proteínas vegetais no Brasil. 

Entre os meses de setembro de 2020 e de 2021, os itens que compõem a categoria foram consumidos por mais de 36 milhões de pessoas. No mesmo período, a carne bovina teve redução de quase 2% em número de compradores e de 10% em ocasiões de consumo.

As informações são do painel Usage Foods & Beverages da Kantar, líder em dados, insights e consultoria.

Os maiores consumidores de proteínas vegetais, a exemplo de soja, lentilha e grão de bico, são provenientes das classes ABC (89%) e maiores de 35 anos (52%). Também vale ressaltar que, além de São Paulo e Rio de Janeiro, os produtos vêm se desenvolvendo de forma muito expressiva nos estados do Nordeste.

De forma geral, 55% das refeições feitas com proteína vegetal são compartilhadas entre quatro ou mais pessoas e ocorrem menos de duas vezes na semana. Apesar do hábito ser o maior motivo para o consumo (49%), a saúde (22%) e o prazer/desejo por algo diferente (27%) destacam-se como motivos para consumo dessa categoria.

Os números dão perspectiva para que o mercado siga crescendo e atraindo mais consumidores em 2022. Hoje, 70% dos brasileiros dizem querer se alimentar de forma consciente, com benefícios para a saúde e para o planeta. E mais: 56,1% planejam comprar menos produtos que sejam prejudiciais ao meio ambiente ou à sociedade.

É importante destacar, porém, que, apesar do cenário em desenvolvimento, a categoria ainda enfrenta barreiras de consumo. A principal delas está atrelada à alta ingestão de carne. Atualmente, a proteína animal está presente em 56% das ocasiões de almoço ou jantar dos brasileiros.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

ABRAS apresenta os indicadores do Balanço RAMA no Smart Market 2024

Realizada no Transamérica Expo Center, a palestra contou com a presença da gerente de monitoramento e avaliação do risco da…
Image

Em franca expansão, Grupo Koch abre 150 vagas para loja em Tubarão e inaugura a 2ª em São João Batista (SC)

Para Tubarão estão disponíveis posições de gerente, supervisor e assistente de setor, operador de loja, repositor, atendente de carnes, auxiliar…
Image

Nova onda do skincare: as algas marinhas chegam para transformar a sua pele

Descubra os benefícios para sua pele dos produtos que trazem o ingrediente na fórmula Que as algas marinhas são fundamentais…
Image

Mineirão Atacarejo anuncia nova loja em Feira de Santana (BA)

“Nossa proposta é investir na Bahia, onde já temos onze lojas, a exemplo de Vitória da Conquista e Irecê”, declarou…