<< Voltar pra Home

Negócios



Fusão de laticínios busca presença nacional com marcas consolidadas

22 de maio de 2022
 - 
22:06
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “Fusão de laticínios busca presença nacional com marcas consolidadas”

Empresa nasce como quinto maior produtor lácteo do país com fábricas no Ceará e em Minas Gerais

Alvoar Lácteos. Este é o nome da nova empresa guarda-chuva que está à frente das operações da Embaré, que tem forte presença em Minas Gerais, e da Betânia, cuja atuação no setor lácteo é concentrada no Nordeste. No ano passado, as empresas anunciaram a fusão, e, mais recentemente, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou o processo.

De acordo com o CEO da Alvoar Lácteos, Bruno Girão, a nova marca representa o alvorecer e o desejo de alçar novos voos no mercado local e nacional. “O nome tem o papel de representar duas marcas fortes, com raízes e históricos muito bem estabelecidos nas regiões. O nosso propósito é levar conexão com os alimentos e voar com essa vontade de alcançar liderança”, afirma ele.

O CEO explica, no entanto, que os consumidores continuarão acessando os produtos, em suas respectivas regiões, com a marca de costume. Ainda que a sede da Alvoar esteja localizada no Ceará, Bruno Girão aponta que as áreas comerciais continuarão independentes, o que, para ele, é uma forma de a empresa garantir que clientes e fornecedores mantenham os fluxos de comunicação e relacionamento com a empresa em suas necessidades.

A mudança, portanto, está no que ele considera um casamento perfeito decorrente da fusão e que pode impulsionar a venda de leite de produtores mineiros. “Minas Gerais produz mais leite do que consome. E o Nordeste tem uma relação contrária a isso. Nós somos deficitários no leite fluido. A Embaré tem acesso a leite de qualidade, que é o que precisamos. Então o produtor mineiro terá o benefício de alcançar mais mercado”, avalia o CEO da Alvoar.

Estratégias

A curto prazo, Bruno acredita que o caminho da Betânia é defender o território principal, além de ganhar mais espaço e relevância em regiões onde a marca ainda não é líder no Nordeste. Ele lembra que uma das características da marca produtora de leite em pó, leite condensado, leite UHT, creme de leite, entre outros, é a distribuição mais pulverizada.

Em relação a investimentos, o CEO da Alvoar afirma que, recentemente, os parques fabris das empresas receberam recursos para ampliação e melhorias. Por isso, a ideia agora é aproveitar a capacidade ociosa da fábrica de Patrocínio, no Alto Paranaíba, para ampliar a produção e a captação de leite.

Com o perfil consolidado das marcas, a empresa agora terá como foco a distribuição dos produtos e eventuais criações de linhas de produtos específicas. “Nós vamos investir em pesquisa. Vamos entender o consumidor para ter mais assertividade em lançamentos e entender tendência, considerando que a base de consumidores está 70% no Nordeste e que aqui não é possível fazer tantas sofisticações e aumentar os custos para uma população que tem menos recursos”, comenta Girão, que acrescenta, ainda, que 30% do mercado está em Minas Gerais e nos 64 países para os quais a Embaré exporta produtos.

Com faturamento anual da ordem de R$ 4 bilhões, a nova empresa nasce como o quinto maior laticínio do Brasil, atrás de Nestlé, Lactalis, Italac e Laticínios Bela Vista. Abastecido com matéria-prima entregue por 6,5 mil famílias de produtores e 12 cooperativas, conta com nove fábricas e 13 centros de distribuição, capacidade para processar 4,8 milhões de litros por dia e exportações para 45 países.

Segundo a Alvoar, as linhas de produtos das marcas Betânia, Camponesa — que era da Embaré — e Caramelos Embaré serão mantidas no mercado, com estratégias próprias de comercialização. A marca Alvoar, por sua vez, contará com portfólio mais completo. A sede da nova empresa, que tem como CEO Bruno Girão, da família fundadora da Betânia, é em Fortaleza.

Fonte: Emelyn Vasques, DC e Valor


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Levinho, o Toddynho da caixinha azul com menos açúcares e gorduras

Marca usa nova embalagem para colocar Toddynho Levinho na lembrança dos consumidores e reforçar seus diferenciais nutricionais Toddynho, marca tradicional…
Image

Supermercados Correia diminuem perdas e custos de tesouraria com cofre inteligente

“Trabalhamos com margens apertadas e todo ganho é fundamental”, declarou Vitorino Correa Neto, diretor da rede Em 2023, Vitorino Correa…
Image

Carteira digital CencoPay da Cencosud é lançada no Brasil

Ferramenta disponível para clientes Prezunic permite acúmulo de cashback e utilização do saldo para pagamento de compras na própria rede…
Image

Covabra Supermercados abre 15 vagas de emprego para loja de Limeira (SP)

As oportunidades abertas são para as duas unidades da cidade; currículos devem ser entregues na loja Jardim Aquarius A primeira…