Inovação em eficiência energética rende prêmio ao CEO da Luminae

Executivo é vencedor do prêmio 100 Mais Influentes da Energia da Década. Grupo possui forte presença no varejo

O CEO do Grupo Luminae, André Ferreira, é ganhador do prêmio 100 Mais Influentes da Energia da Década, oferecido pelo Grupo Mídia e dedicado a homenagear as personalidades que mais se destacaram ao longo dos últimos dez anos neste setor. A entrega do prêmio acontecerá no dia 30 de junho, em evento que será realizado no hotel Renaissance, em São Paulo, com transmissão on-line.

Aos 24 anos, em 2008, Ferreira fundou a Luminae com o intuito de desenvolver sistemas de iluminação de alta eficiência energética. Ao longo dos últimos 12 anos, a Luminae cresceu de forma exponencial desenvolvendo diferenciais técnicos e um modelo de negócios inovador. No varejo supermercadista, a Luminae está presente em 170 das 200 maiores redes do País.

Utilizando o sobrado de seu avô como laboratório, Ferreira realizou testes com um espelho refletor para ver se era possível substituir luminárias de duas ou quatro lâmpadas por uma só. Essa transformação foi possível e, no ano seguinte, apareceriam seus primeiros clientes já com resultados de 60% de economia na conta de energia. A Luminae rapidamente se expandiu. Em 2010 fechou o primeiro projeto de grande porte e, no ano seguinte, já atendia grandes redes supermercadistas do país. Em 2012, criou a própria fábrica e passou a produzir todas as luminárias e lâmpadas de seus projetos. 

Dois anos depois, estabeleceu parceria com a Nichia, fabricante japonesa do LED mais eficiente do mundo, sendo a primeira empresa no Brasil a fabricar lâmpadas e lumiarias de LED. Em 2019, expandiu a atuação e tornou-se um grupo, oferecendo soluções nas áreas de energia fotovoltaica, serviços e de gestão energética.

Ao longo dos últimos 12 anos, o Grupo Luminae, já realizou mais de 5 mil projetos em todo o país, atendendo mais de 600 contas em diferentes setores, como varejo e indústria. Nos últimos cinco anos, a empresa já ajudou os usuários de suas soluções a economizarem 2 bilhões de kWh (Kilowatt hora) de energia, cerca de R$ 1 bilhão, e evitou a emissão de 206 mil toneladas de CO² no meio ambiente.

Posts Relacionados

Fique por dentro de nossas novidades