Lopes combate desperdício de alimentos com doações diárias à Prefeitura de Guarulhos 

Parceria firmada com base na lei federal 14.016, permite o repasse do excedente de alimentos não vendáveis, mas aptos ao consumo

A ligação histórica do Lopes Supermercados com Guarulhos ficou ainda mais forte. Berço da rede, que, há 47 anos, inaugurou sua primeira loja na cidade, a segunda maior metrópole do Estado, a cidade passa a receber oficialmente doações da rede de supermercados.

Na última semana, na sede da Prefeitura, José Osvaldo Leivas, diretor-presidente do Lopes Supermercados, e Gustavo Henric Costa (Guti), prefeito de Guarulhos, assinaram contrato que contempla a doação diária de alimentos e produtos diversos do Lopes à municipalidade. O evento também contou com a presença de Fábio Cavalcante, secretário municipal de Desenvolvimento e Assistência Social.

Diariamente, as unidades do Lopes da cidade separarão e farão a doação de alimentos, produtos de higiene pessoal e limpeza não vendáveis, mas aptos ao consumo e uso, ao Banco de Alimentos da cidade. Pelo acordo, a prefeitura se encarregará de recolher os alimentos e demais produtos e distribuir a instituições assistenciais cadastradas. A previsão do Lopes é doar, em média, seis toneladas de produtos por mês.

“O Lopes Supermercados tem uma ligação muito forte com a cidade de Guarulhos. Nascemos aqui e sempre incentivamos e trabalhamos para o progresso da cidade, gerando empregos e contribuindo com sua população como um todo”, conta Leivas.

Segundo ele, somente no ano passado, o Lopes doou à Prefeitura mil cartões de R$ 100 para compras em suas lojas e 670 cestas básicas em uma ação de Natal, na qual colaboradores, parceiros, fornecedores e o próprio Lopes se reuniram para doar aos Bancos de Alimentos das Prefeitura de Guarulhos, Santo André e Jandira, que repassaram a famílias carentes dessas cidades.

Além disso, quando Guarulhos sofreu com as enchentes em dezembro do ano passado, a rede ofertou dez paletes de água Lopes com 7 mil garrafas de 1,5 litro. Em 2021, o Lopes doou um total de mais de 17 toneladas de alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal.

“Sabemos que esse é o mínimo a se fazer em benefício de quem vem sofrendo e não conseguindo colocar na mesa de suas famílias o mínimo para sua sobrevivência. Todos têm de fazer sua parte e, com esse acordo, estamos dando um pequeno passo nesse sentido. Esperamos que muitas outras empresas locais façam movimentos idênticos no sentido de dar dignidade às pessoas”, garante o diretor-presidente do Lopes Supermercados.

O prefeito de Guarulhos agradeceu a parceria com o Lopes Supermercados. “Queremos agradecer à direção e a todos os colaboradores do Grupo Lopes por essa iniciativa que vai ajudar muita gente em nossa cidade. Esperamos que esta parceria sirva de modelo para outras empresas do setor supermercadista. Ela é um reflexo altamente positivo da Lei 14.016, de 2020, que dispõe sobre o combate ao desperdício de alimentos e a doação de excedentes de alimentos para o consumo humano por parte de bares, restaurantes, mercados etc. Com certeza, a Lei e ações como esta vão fazer com que a vida de quem realmente seja um pouco mais digna, estimulando outras empresas a fazer o bem”, afirmou.

Guti lembrou que o momento econômico pelo qual passamos, com a pandemia, fez com que muitos pais ficassem desempregados e colocou muita gente em situação de rua, sem condições de suprir suas famílias com o mínimo para sobreviver. “Vivemos um momento no qual Poder Público e iniciativa privada precisam estar ainda mais juntos. Esperamos que este passo se torne um case de sucesso e estimule outras empresas a promover iniciativas semelhantes.”

O diretor-presidente do Lopes Supermercados também reforçou a necessidade de que outros supermercados da região façam o mesmo e que se juntem em um movimento positivo, de propósito, gerando outras ações idênticas. “Além de fazermos uma ação com efeito local, vamos levar essa sugestão à Associação Paulista de Supermercados (Apas) para que outros grupos também adiram a movimentos idênticos”, concluiu Leivas.

A história da rede Lopes Supermercados começou em 1974 e conta hoje com mais de 33 unidades no Estado de São Paulo (30 lojas Lopes Supermercados e três Raiz Superatacado). Com mais de 400 produtos de marcas próprias, a rede varejista atende hoje mais de 20 milhões de consumidores por ano e emprega diretamente mais de 3,5 mil pessoas. Em 2020, o grupo entrou no segmento de atacado, com a rede Raiz Superatacado.

Compartilhe esta noticia!

Posts Relacionados