<< Voltar pra Home

Negócios



Mars aposta todas as fichas no chocolate amargo

20 de setembro de 2021
 - 
22:29
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “Mars aposta todas as fichas no chocolate amargo”

Surfando na onda do consumo que cresceu significativamente no primeiro semestre , multinacional faz lançamentos com menos açúcar

O brasileiro está comendo mais chocolate – as vendas neste ano, até junho, deram um salto de 20% em relação a igual período do ano passado. E a Mars Wrigley, braço de doces da norte-americana Mars, aposta que um chocolate menos doce vai conquistar mais consumidores.

Seu carro-chefe no Brasil, o Snickers – uma barra de chocolate, caramelo, amendoim e nougat – ganhou a versão “dark”, com chocolate amargo.

Harvey Millar, CEO da Mars no Brasil, diz que no ano passado, quando a pandemia da covid-19 atravessava sua fase mais aguda, a companhia cresceu acima do mercado. “É uma categoria que se recuperou e cresceu 3% no Brasil no ano passado em vendas e a Mars reportou levemente acima disso”, disso”, disse o executivo, citando dados da empresa de pesquisa Nielsen.

A versão com chocolate amargo do Snickers, produto mais vendido do grupo no Brasil, é uma grande aposta. A estimativa é que ela represente 10% das vendas de Snickers por aqui nos próximos três anos. A produção é toda na fábrica da Mars em Guararema (SP), inaugurada em 2019 com investimento de R$ 500 milhões.

A aposta no chocolate mais amargo para o Snickers veio de uma pesquisa feita no mercado brasileiro. O chocolate amargo é apontado como o terceiro na preferência – recentemente, o grupo lançou também o Twix Dark.

“É um segmento que está crescendo, mas ainda de baixa penetração”, diz o executivo. Segundo ele, apenas 35% das famílias consomem chocolate amargo – a penetração do chocolate é de 98%. “Por isso resolvemos juntar o chocolate meio amargo com uma marca forte”, disse. O consumo per capita de chocolate do brasileiro ainda é considerado baixo, de 2,6 kg em 2019, quando comparado aos 9 kg na Suíça e 8 kg na Alemanha.

Mesmo na pandemia, o grupo viu sua receita global com vendas saltar de US$ 35 bilhões em 2019 para R$ 40 bilhões em 2020, alta de 14%. O valor considera todos os negócios de atuação, entre eles os de produtos para animais de estimação, confeitos (chocolates, balas e gomas) e alimentos.

Segundo o executivo, a abertura da fábrica em 2019 reforçou o plano de longo no país. “Temos ambições muito fortes para o Brasil. Há 10 anos tínhamos 2% do mercado. Agora temos 5%. Vemos muito mais potencial”, disse.

A recuperação veio com força neste ano. No primeiro semestre o setor registrou alta de mais de 20% nas vendas de chocolate na comparação anual, conforme números da Nielsen apresentados pelo executivo. “Durante o período de pandemia, vimos que o chocolate tem um papel importante na vida das pessoas”, disse o executivo da Mars, que tem as gigantes Nestlé e Mondelez entre as rivais.

A produção nacional de chocolates no primeiro trimestre de 2021 foi de 189 mil toneladas, um aumento de 22,95% em relação ao mesmo período de 2020, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab).

Esse crescimento no Brasil foi acompanhado de uma mudança no comportamento do consumidor, que passou a comprar mais no canal on-line. “As pessoas estão mais confortáveis em receber chocolate junto das compras em aplicativos. Isso não era uma realidade antes. A pandemia acelerou o comportamento de compra on-line”, disse.

A empresa, entretanto, não tem no radar por enquanto o plano de passar a vender diretamente pela internet. Conta com sua rede de parceiros no varejo para alcançar os clientes.

Fonte: por Cristian Favaro, Valor


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Alego realiza sessão solene em celebração aos 50 anos da Agos

Representantes do setor supermercadista de Goiás foram homenageados com a entrega do Certificado do Mérito Legislativo Supermercadistas goianos, personalidades do…
Image

Rede francesa se transforma para atrair os mais jovens

Auchan Retail troca seus hipermercados por lojas de proximidade para atrair a Geração Z O mundo e os hábitos de…
Image

Grupo Passarela anuncia abertura de loja em Teutônia, Rio Grande do Sul

Unidade que pertencia à cooperativa Languiru contará com mix de 15 mil itens, promoções e descontos Em franca expansão, o…
Image

Supermercado Gricki entrega 1200 litros de leite ao Fundo Social de Araraquara (SP)

Doação de alimentos ocorre com a campanha de prêmios aos consumidores, que é realizada de outubro a fevereiro Na última…