<< Voltar pra Home

Internacional



Parabéns, são 50 anos de vida

30 de setembro de 2013
 - 
14:42
 - 
Bruno Marcon


Já são 50 anos de hipermercado no mundo e 42 anos no Brasil. É o mais polêmico formato varejista que ainda continua vivo. Nasceu na França, em 1963, em Saint-Geneviève de Bois com o nome Carrefour.
Na verdade, as famílias Fournier e Defforey começaram no ramo em abril, em 1960, um supermercado de mil metros quadrados em Annecy.

Após participar de um seminário na NCR. nos Estados Unidos, entusiasmaram-se com o ramo. Naquela época a maioria da velha guarda supermercadista, inclusive a brasileira, participava desse seminário, no qual a fabricante de máquinas registradoras promovia o autosserviço pelo mundo e assim vendia muito mais máquinas. (lembram-se do sr Suliano?).

Resolvem trabalhar também com produtos não alimentícios, mantendo a ideia de preços baixos, alta rotatividade e do uso do autosserviço como técnica de venda.

Da ideia à ação

Em 15 de junho de 1963 um novo formato de loja surge, um hipermercado, com 2,5 mil metros quadrados de área de venda e 400 vagas de estacionamento, na cidade de Saint-Geneviève des Bois, ao sul de Paris.

O sucesso do formato levou-os a abrirem várias lojas no país e entrarem na Bélgica em 1969, na Espanha em 1973 e no Brasil em 1975.
Como curiosidade; a palavra Carrefour em francês significa “cruzamento”. Assim o seu logotipo e nome dizem respeito à sua origem. A primeira loja da empresa foi aberta perto de um cruzamento. O logotipo representa essa encruzilhada, e suas cores (vermelho, branco e azul) representam as cores da bandeira francesa.

A partir daí, ou simultaneamente, inúmeros países já tinham redes operando o formato, inclusive reclamando a sua paternidade como o Leclerc na França ou o GB (Grand Bazar) da Bélgica que teria aberto uma loja chamada de Super Bazar em 1961 em Bruges.
E posso lembrá-los também da experiência americana, com a rede Meijer de Michigam que já operava na década de 60 hipermercados. Eu inclusive fiz estágio nessa rede.

Os americanos só incorporaram a ideia bem mais tarde, após inúmeras experiências como o modelo Hypermart USA da rede Walmart inaugurado em Garland ou o American Fare de Atlanta.
A maioria dessas lojas não foram bem-sucedidas, assim como as experiências de redes francesas não deram certo ao tentarem implantar o formato no país.

O pioneiro, além do Meijer, foi o Walmart que só em 1988 em Washington começou a operar esse formato que ele denominou de supercenter ao invés de hipermercado.

No Brasil o formato nasceu em 1971 em São José dos Campos, pelas mãos da rede Peg Pag, a maior do Brasil na época. Foi uma loja localizada às margens da Via Dutra.

Em seguida o Pão de Açúcar abriu em Santo André o hipermercado Jumbo. (lembram-se do helicóptero no estacionamento?)
De lá para cá foi só sucesso, muita venda e lucro.

Mas como tudo envelhece, ele esta com sérias dificuldades em quase todo o mundo. Precisa se reinventar. Será que um hipermercado de proximidade, menor e com mais serviço poderia rejuvenescê-lo?
Em todo caso, parabéns pelos 50 anos de vida.

* Antonio Carlos Ascar é estudioso das tendências mundiais do varejo de autosserviço. Graduado e pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV (SP), e especialização em Empreendedorismo pela Babson College de Boston (EUA). É autor do livro Glossário Ascar de Termos Supermercadistas e do livro Distribuindo as Camisas. Por 31 anos foi diretor executivo do Grupo Pão de Açúcar, implantou diversos formatos de loja como: Extra, Minibox, Superbox, Peg Faça, Express, entre outros. Atualmente é consultor e sócio diretor da Ascar & Associados, empresa de consultoria que atua na prestação de serviços a redes supermercadistas. Ascar é também consultor de varejo da Abras e articulista da revista SuperHiper, publicação Abras. www.ascarassociados.com.br

Clique aqui e confira o dicionário do setor.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Cresce consumo de proteínas veganas e vegetarianas no Brasil, revela Neogrid

Outros produtos também acabam impulsionados pelo crescimento da categoria, como pães, ovos, enlatados e conservas, entre outros Dados da Horus,…
Image

Reckitt Comercial Brasil anuncia Frederico Gonçalves como novo Gerente Geral

Formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp, executivo possui 25 anos de experiência na indústria de Bens de Consumo e Varejo…
Image

Grupo Pereira abre 2000 vagas de emprego para pessoas 50+

Processo seletivo é voltado para diversos cargos disponíveis em seis estados e no Distrito Federal; as inscrições podem ser feitas…
Image

Consumidor quer supermercado tech – pero no mucho

Estudo mostra que clientes gostam de automação no checkout e nos processos de pagamento, mas revela desconforto com recomendações personalizadas…