<< Voltar pra Home

Destaques



Recrutamento e seleção: por que está tão difícil encontrar profissionais hoje em dia?

5 de abril de 2022
 - 
23:58
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “Recrutamento e seleção: por que está tão difícil encontrar profissionais hoje em dia?”

Coluna Mentores do Varejo faz hoje uma reflexão sobre o atual mercado de trabalho e a captação de talentos para as companhias

*Por Rafael Haddad

Quando você quer conhecer uma pessoa em seu maior estado íntimo e verdadeiro, um dos primeiros estímulos que você precisa reforçar é o da segurança

Para entender esse complexo cenário atual, te convido a voltar até as décadas passadas para entender onde começou esse grande desafio. Antigamente, não existiam muitos tipos diferentes de empregos ou setores para que a população buscasse oportunidades a fim de começarem suas carreiras. Os pilares que mais movimentavam o interesse das pessoas eram o varejo, indústrias, cargos públicos e área da saúde.

Consequentemente, existia uma abundância de pessoas interessadas em trabalharem nos supermercados, entretanto, esse cenário começou a decair com a entrada da internet, onde aumentou o acesso à informação, capacitação e cursos, além de que as faculdades também começaram a se tornar cada vez mais acessíveis.

Além disso, estamos vivendo em um mundo cada vez mais globalizado, que passa por diversas transformações, consequentemente, começaram a existir novas demandas para outras áreas e empregos que até então não existiam.

Qual é o melhor meio de captar pessoas?

Divulgar a vaga no máximo de locais e meios diferentes que você puder é uma excelente alternativa, pois isso fará com que você aumente a quantidade de interessados e participantes do seu processo seletivo. Sites de emprego, cartazes na loja, indicações de colaboradores, banco de currículos na loja são excelentes alternativas.

Preparando o ambiente para a entrevista

Agora chegou o momento de fazer as entrevistas para a seleção do candidato. Primeiramente, organize as funções que a pessoa irá desenvolver na vaga e quais serão os comportamentos esperados para aquela função.

Diferente de como é feito por aí, você não está em um exército recrutando soldados para irem à guerra, ou seja, não existe a necessidade de impor um ambiente intimidador no recrutamento. E por que eu digo isso? Quando você quer conhecer uma pessoa em seu maior estado íntimo e verdadeiro, um dos primeiros estímulos que você precisa reforçar é o da segurança.

Inicialmente, eu sempre gosto de perguntar para o entrevistado quanto tempo ele demorou para chegar, qual foi a forma de transporte que ele usou ou se alguém está lhe acompanhando, pois essa demonstração de interesse e cuidado junto ao candidato fará com que ele não mantenha uma posição insegura, fazendo com que ele se sinta mais tranquilo no ambiente inserido.

Qual é a forma correta de entrevistá-los?

Na parte das entrevistas eu costumo separar em três pilares: a parte de perfil e comportamento, a parte técnica e as experiencias que o candidato teve. Recomendo que você inicie o processo perguntando ao candidato sobre sua vida pessoal, interesses pessoais, hobbies e família, assim fica mais fácil para você mapear o perfil do seu candidato.

Nesse momento, é interessante você avaliar se os valores do colaborador estão alinhados com os da sua loja e se o comportamento está condizente com a vaga na qual ele irá ocupar. Após iniciar esse processo o candidato, com certeza, estará mais apto a responder perguntas mais complexas, fazendo com que você consiga ir para a parte de perguntas técnicas.

Nesta etapa, é interessante que você pergunte fatos referentes aos desafios atuais da vaga na qual ele concorre, pontuando todas as funções do colaborador e identificando o que ele terá facilidade em executar e o que vocês necessitarão treiná-lo.

Por fim, pergunte sobre suas experiencias passadas, resultados, projetos que construiu, relacionamento com chefes e colaboradores em outra empresa, para ter uma dimensão de como ele agia nos locais de trabalho.

Faça simulações com o entrevistado

Antes de finalizar a entrevista, eu recomendo que você traga ao menos dois desafios recorrentes ou atuais em sua loja, para entender como o entrevistado agiria em cada situação. Essa etapa, geralmente, elimina muitos candidatos, pois você percebe que na “pratica” a história é um pouco diferente. Vou te mostrar um exemplo que realizei em minha loja enquanto estava buscando um profissional para vaga de gerente:

“Estamos com queda de faturamento nos últimos dois meses, sendo no primeiro 4,7% e no segundo 3,8%, em relação aos anos anteriores. Quais seriam suas primeiras ações para identificar onde estão os problemas?”

Como ele era um gerente experiente, eu estava esperando alguma resposta do tipo:

“Eu começaria olhando pela quantidade de cupons que a loja teve, para entender se estão entrando mais ou menos clientes ou começaria analisando a margem praticada, pois isso pode estar gerando impacto no faturamento.”

Infelizmente, a postura dele foi totalmente contrária. Ele argumentou dizendo que por conta da pandemia o cenário estava ruim pra todo mundo e que quedas de faturamento são normais de acontecer.

Aquilo me mostrou o quanto despreparado aquele candidato era, pois eu não poderia recrutar uma pessoa que aceitasse os meus problemas como eles são. O varejo precisa de pessoas que resolvam e enfrentem os problemas com técnica e maestria, como tem que ser feito.

Considerações finais

Não faça recrutamentos de forma acelerada, sempre busque o máximo de candidatos qualificados para fazer entrevista para vaga. Não se sinta culpado por ter um processo devagar, pelo contrário, tenha cautela pois você evitará contratações erradas. Hoje, 85% dos entrevistadores contratam uma pessoa levando em consideração a parte técnica, entretanto, 90% das demissões acontecem por problemas de comportamento. Levar o perfil e habilidades de comportamento como fator de decisão na hora de recrutar podem ser sempre uma excelente alternativa.

*Rafael Haddad é diretor do Supermercado Katucha, Amo Varejo e Transforma Varejo. Formado em Administração de Empresas pela PUC com MBA em Varejo pela Fundação Getulio Vargas (SP) e extensão em Gestão de Pessoas pela Brigham Young University, em Utah.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Retail Media Show 2024: inovações e desafios no varejo digital foram os temas do 2º dia do evento

Ao todo, o último dia da segunda edição do encontro contou com sete paineis, que abordaram diversos aspectos, desde do…
Image

Grupo Koch inaugura loja Komprão em São João Batista (SC)

Com 7,1 mil m² de área construída e estacionamento com 235 vagas, empreendimento possui iluminação natural e reaproveitamento da água…
Image

OXXO e Fanta trazem loja conceito e lançam a Fanta Pac-Man

Localizada em Guarulhos, a unidade receberá um conceito visual que remete aos “arcades” da década de 80 O OXXO, rede…
Image

Abrasmercado: preços do arroz, do óleo de soja e da farinha de trigo recuam em março

Após sete altas consecutivas, o preço do arroz caiu 0,90% em março, na média nacional. A queda mais expressiva do…