<< Voltar pra Home

Consumidor



Segmento de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos atingiu US$1,52 bilhão

1 de fevereiro de 2023
 - 
21:00
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “Segmento de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos atingiu US$1,52 bilhão”

O ano de 2022 registrou o 3º superavit consecutivo desde 2010 e crescimento de 9,4% no ano

O setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos apresentou um crescimento de 9,4% na corrente de comércio internacional no consolidado de janeiro a dezembro de 2022. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o percentual soma a cifra de US$ 1.52 bilhão, contra US$ 1.39 bilhão registrado em 2021.

As exportações do período alcançaram o valor de US$ 776.5 milhões, crescimento de 10,9% em relação a 2021 (US$ 700 milhões). Os três principais itens exportados foram os produtos para cabelo (23,7%), sabonetes (19,1%) e produtos de higiene oral (11,6%).

Os cinco principais destinos foram Argentina (18,7%), México (11,1%), Colômbia (10,7%), Chile (10,1%) e Paraguai (6,6%). Estados Unidos, Portugal, Emirados Árabes e Holanda também aparecem em destaque como os parceiros comerciais que tiveram o maior crescimento em valor e volume nas exportações no ano, sendo produtos para cabelos a principal categoria exportada em todos os casos.

Já as importações fecharam na cifra de US$ 741 milhões, o que representa um aumento de 7,6% na comparação com janeiro-dezembro do ano anterior (US$ 688.4 milhões).

É o terceiro ano consecutivo que as exportações ultrapassam o valor de importações (desde 2010). Com isso, o saldo comercial entre os meses de janeiro-dezembro de 2022 foi superavitário em US$ 35.5 milhões, com aumento de 206% em relação ao saldo superavitário registrado no mesmo período de 2021 (US$ 11.6 milhões).

“Mesmo com os desafios dos últimos anos, o setor tem identificado oportunidades para a manutenção das exportações, demonstrando resiliência em relação aos impactos internos e externos que reduzem a competitividade dos produtos de HPPC no mercado internacional”, comenta João Carlos Basílio, presidente-executivo da ABIHPEC.

Ele explica que 2022 se caracterizou pelos valores crescentes nas exportações de forma geral, o que também ocorreu com os bens de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. No entanto, o setor ainda tem muitos desafios. “Podemos observar que os bens exportados em sua maioria, tiveram crescimento em valores, enquanto o volume exportado registrou queda. Fatores internos, como custos operacionais para fabricação dos bens do setor, e influências externas, com relação a insumos, questões logísticas e inflação internacional impactaram na produção dos bens a serem exportados”, afirma.

O presidente-executivo acrescenta que em um cenário internacional desafiador como o atual, é importante que as autoridades promovam um ambiente mais favorável ao comércio exterior brasileiro, buscando estratégias para elevar a competitividade dos produtos nacionais. “No caso específico dos bens de HPPC, isso é fundamental para que nosso setor mantenha o superávit comercial nos próximos anos.”

Ele explica que uma agenda voltada para as exportações deve conter elementos que seguem pendentes de implantação total, como o Portal Único de Comércio Exterior com a integração dos órgãos anuentes e do Programa de Operador Econômico Autorizado (OEA) com a ampliação de participação dos principais órgãos intervenientes, para maior celeridade nos processos de exportação e importação.

Basilio destaca ainda a importância de buscar a redução de entraves internos e externos. “A revisão da Política Oficial de Financiamento às Exportações, a redução dos custos logísticos e a maior integração das cadeias produtivas são essenciais para garantir a competitividade das empresas brasileiras”.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Cencosud Brasil: venda líquida de R$ 2,5 bi no 1T24 supera projeções

Nos últimos nove meses, empresa entregou sete novas lojas, um marco na história de toda a sua operação A Cencosud…
Image

Carrinho de Supermercado: qual é o seu modelo preferido?

Do mais simples ao tecnológico, esses equipamentos são essenciais para a experiência do cliente na loja Seja equipado com cadeirinha…
Image

Robô Atendente chega na Rede Supermarket e faz sucesso entre os clientes

Equipado com IA, Robs consolida busca por inovação e ajuda consumidores durante as compras A loja recém-inaugurada da Rede Supermarket…
Image

Campanha “Tá na sua vida, tá no Tenda” é lançada em diversas plataformas

“Este filme mostra como humanizamos a nossa marca para se conectar emocionalmente com os nossos clientes”, diz Gustavo Delamanha, diretor…