Smart Market ABRAS revela aumento na parceria voluntária do RAMA na venda de FLV

Sétimo balanço do Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos da ABRAS trouxe dados relevantes do setor em alta no varejo

Smart Market ABRAS foi marcado pela entrega do sétimo Prêmio Rama – Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos – da Associação Brasileira de Supermercados.

Criado em 2006, o projeto voluntário em toda a cadeia conta com a parceria da Anvisa, Ministério da Agricultura e redes de varejo.

Inicialmente, o volume rastreado não chegava a 500 toneladas com um número de amostras inferior a cem unidades. Em 2021, foram coletados 2.111 produtos em supermercados de todo país com exceção para os estados do Amapá, Piauí e Tocantins que não participaram do Programa.

No ano passado, o volume rastreado por produto atingiu:

– 351 mil toneladas para batata

– 249 mil toneladas para banana

– 219 mil toneladas de laranja

– 206 mil toneladas de cebola

– 170 mil toneladas de tomate

Durante o Smart Market ABRAS, o público pode acompanhar presencialmente e online as explanações dos especialistas da ANVISA, Adriana Torres e Carlos Alexandre Oliveira Gomes.

Os índices de conformidade e aprovação só têm crescido mostrando de forma adequada que produtor e varejista estão trabalhando cada vez mais em acordo com as normas e protocolos.

Por conta exportações crescentes e contínuas, a conformidade das frutas é bem maior quando comparado aos legumes e verduras, explicou o especialista Giampaolo Busi, diretor-executivo da Paripassu.

Destacamos também que a indústria de defensivos agrícolas, pesticidas e produtos fitossanitários integra as reuniões do Rama de forma a garantir a segurança do alimento servido ao brasileiro.

O vice-presidente institucional da ABRAS, Márcio Milan, entregou o Troféu RAMA aos varejistas que mais se destacaram em 2021: Carrefour, Hortifruti Natural da Terra e Atacadão.

O Covabra Supermercados recebeu o Prêmio na categoria Destaque do Varejo.

Entre os fornecedores, subiram ao palco do Smart Market ABRAS produtores da Donato Melancias, Cebolas Fugita e Hortaliças Sempre Verde.

O desafio para 2025 é a maior adesão do varejo e fornecedores, aumentando a participação das empresas no Programa Rama. Enxergando pelo share de faturamento, houve um aumento de quase 40% na participação dos varejistas de 2020 para 2021. Era de 30% e passou para 41% no ano passado.

Em relação às categorias de produtores e distribuidores, a parceria foi ainda maior. No período, o RAMA registrou o crescimento de 50% no número de empresas fornecedoras de frutas, verduras e legumes.

Compartilhe esta noticia!

Posts Relacionados