<< Voltar pra Home

Negócios



VTEX dispara em IPO em NY e prevê liderança do ecommerce na América Latina

22 de julho de 2021
 - 
01:44
 - 
Redação SuperHiper
Featured image for “VTEX dispara em IPO em NY e prevê liderança do ecommerce na América Latina”

Companhia supera meta e levanta US$ 361 milhões em IPO nos EUA, atingindo valor de mercado superior a US$ 3,6 bilhões

A VTEX chegou a disparar mais de 30% em sua estreia na Bolsa de Nova York nesta quarta-feira, com o grupo brasileiro prevendo que a América Latina será líder nas próximas etapas do comércio eletrônico, como live commerce e vendas por meio de canais de mensageria, como o WhatsApp.

“As vendas por canais de mensagem e live commerce vão acelerar antes na América Latina”, disse à Reuters o cofundador e co-presidente-executivo da companhia, Geraldo Thomaz, em entrevista por telefone, à direita na foto ao lado de Mariano Gomide de Faria, também cofundador.

Grandes markeplaces no Brasil, incluindo Magazine Luiza (MGLU3) e Americanas (LAME4) já vêm expandindo iniciativas de live commerce, no qual consumidores interagem ao vivo com vendedores, comprando durante as transmissões.

Mais recente empresa brasileira a acessar as bolsas dos EUA, após nomes como XP, PagSeguro e Stone, a VTEX foi precificada a 19 dólares por ação, acima da faixa estimada no IPO, de 15 a 17 dólares, levantando 361 milhões.

Isso lhe deu uma avaliação de 4,7 bilhões de dólares, e subia ainda mais nesta quarta-feira, com a ação avançando 24% às 14h40 (horário de Brasília), para 23,60 dólares, após ter chegado a subir mais de 30%.

Segundo Thomaz, mesmo após um salto provocado pelos efeitos da pandemia da Covid-19, a América Latina ainda tem uma baixa penetração do comércio eletrônico e a VTEX deve ter na região o foco de seu crescimento nos próximos anos, embora já esteja abrindo mais escritórios na Europa e nos EUA.

Fundada no ano 2000, a VTEX – plataforma de software de comércio eletrônico – ajuda empresas a executarem estratégias de comércio digital ao montar lojas online e tem clientes em mais de 30 países, incluindo Sony, Nestlé e McDonald’s. Por meio de sua plataforma, clientes venderam quase 8 bilhões de dólares no ano passado.

Thomaz indicou que, diferente da maioria dos IPOs recentes, a VTEX não tem como foco usar os recursos da captação para fazer grandes aquisições, nem para ampliar suas áreas de atuação.

“A grande estratégia nossa não é comprar empresas grandes”, disse o executivo. “Compramos muito poucas empresas durante nossa trajetória e não vamos mudar agora.”

Em vez disso, a empresa, que já tinha entre os investidores nomes como Softbank, Constellation e Gávea, planeja usar a listagem na Nyse como vitrine para captar talentos. Hoje, a VTEX tem cerca de 1,3 mil funcionários e ampliar a atuação para novas regiões.

“Temos times modestos na Europa e nos EUA, mas nossa ambição é global”, disse Thomaz. “Estamos plantando sementes de crescimento e espero que a listagem impulsione atração de talentos de alto nível.”

Uma entidade afiliada à Tiger Global Management indicou interesse em comprar até US$ 50 milhões em ações pelo preço da oferta, de acordo com documentos da VTEX enviados à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos.

A listagem é uma das 27 que buscam levantar mais de US$ 6,6 bilhões em uma das semanas mais movimentadas do ano para IPOs nas bolsas dos EUA, segundo dados compilados pela Bloomberg.

A oferta da VTEX foi coordenada pelo JPMorgan Chase, Goldman Sachs e Bank of America. A expectativa é que as ações comecem a ser negociadas na quarta-feira na Bolsa de Valores de Nova York com o símbolo VTEX.

Fonte: Bloomberg, InfoMoney, Reuters


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Prezunic inaugura loja do bairro Vila Isabel, no Rio de Janeiro

Unidade de número 38 homenageia um dos bairros cariocas mais tradicionais da cidade Cheia de novidades, o Prezunic inaugurou, nesta…
Image

Para Walmart, consumidores continuam mais focados em conveniência

John Furner, CEO da varejista, acredita que preço fica em segundo plano quando os clientes economizam tempo e têm experiências…
Image

Auto pagamento em alta: a nova tendência que domina o cenário do varejo

Em um mundo em que a eficiência e a conveniência são primordiais, os consumidores agora estão optando por soluções de…
Image

Smart Market ABRAS 2024: painel Comunidade Expansão, Obras e Engenharia promete ótimos insights

Tempo de planejamento e execução de obras e questões ligadas a sustentabilidade, foram alguns dos temas abordados pelos participantes na…