Início » Seção » Ciberataque afeta geladeiras de centenas de supermercados na França

Ciberataque afeta geladeiras de centenas de supermercados na França

Equipamentos de redes como Intermarché, Coopérative U, Leclerc, Carrefour Market e Monoprix foram impactados, destruindo alimentos frescos e congelados

De Redação SuperHiper
0 Comentários

Por Renato Müller

Centenas de supermercados na França foram afetados, na noite do último domingo, 11, por um ataque cibernético que levou à destruição de toneladas de alimentos frescos e congelados – além de revelar uma fragilidade na infraestrutura tecnológica do varejo.

Segundo a agência de notícias France-Presse (AFP), entre 150 e 200 lojas da rede Intermarché e 100 supermercados das Coopératives U foram afetados. O Carrefour informou que 80% de seus supermercados de bairro foram afetados, enquanto a Monoprix disse que 5% de suas lojas foram infiltradas. Segundo o canal de televisão BFMTV, unidades da rede Leclerc também foram afetadas pelo ataque.

Na Intermarché, geladeiras conectadas à internet em mais de 150 lojas foram aquecidas a 50º C durante seis horas, levando ao degelo dos alimentos. Segundo a empresa, todos os alimentos foram descartados para evitar riscos sanitários. Para Dominique Schelcher, presidente executivo da Coopérative U, a situação é inaceitável. “Atacar equipamentos essenciais à conservação de produtos frescos e ao abastecimento alimentar dos franceses é extremamente grave e sem precedentes”, afirmou.

Já se sabe que a vulnerabilidade que levou ao ataque cibernético se deu em um software fornecido pela empresa dinamarquesa Danfoss. Segundo a companhia, as lojas afetadas estavam usando um firmware desatualizado. Em comunicado à empresa, a Danfoss disse que “há muito tempo aconselha os clientes a manterem os sistemas atualizados com o firmware mais recente e a migrar os sistemas legados para soluções de gestão atualizadas”.

No início de agosto, a empresa de cibersegurança Team82 encontrou vulnerabilidades em um controlador da Danfoss, que permitia burlar os procedimentos normais de login e executar códigos maliciosos em dispositivos comprometidos. A Danfoss atualizou seu software para corrigir as vulnerabilidades, mas sistemas desatualizados ainda estavam desprotegidos.

Os ciberataques na França têm semelhança com interrupções no fornecimento de refrigeração nos EUA no fim de agosto. Na ocasião, geladeiras de refeitórios de uma dúzia de bases militares foram afetadas, também gerando perda de alimentos. O Ministério Público de Paris abriu uma investigação sobre o ataque.

Leia Também