Americanas compra Natural da Terra

Atualmente, a maior rede de hortifrutigranjeiros do país possui 73 lojas em quatro estados e sete mil colaboradores

A Americanas S.A. anunciou na noite desta quarta-feira que assumiu 100% das ações da rede varejista Hortifruti, especializada em alimentação fresca.

Nos últimos 12 meses, terminados em 30 de junho de 2021, a rede Hortifruti Natural da Terra apresentou uma receita bruta de R$ 2 bilhões.

A Hortifruti Natural da Terra é a maior rede varejista especializada em produtos frescos com foco em frutas, legumes e verduras do Brasil, possuindo uma rede de 73 lojas em quatro estados (RJ, SP, MG e ES), que inclui a marca Hortifruti e a Natural da Terra.

Segundo a Americanas, a aquisição é um movimento estratégico da empresa para ser relevante no dia a dia dos clientes e expandir seu alcance.

A aquisição da totalidade das ações do Hortifruti Natural da Terra será realizada mediante o pagamento em recursos financeiros no valor de R$ 2,1 bilhões.

“A aquisição é um movimento estratégico da Americanas para ser ainda mais relevante no dia a dia dos clientes. Essa iniciativa está em linha com o nosso propósito de somar o que o mundo tem de bom para melhorar a vida das pessoas e nos permite participar de diferentes momentos na jornada de consumo, aumentando a base de clientes ativos, a frequência de compras e expandindo o nosso alcance”, afirma Miguel Gutierrez, CEO da Americanas.

A Hortifruti Natural da Terra possui uma base de clientes com alta recorrência, que compram em média 34x ao ano, com gasto mensal de R﹩125. A HNT possui mais de 7 mil SKUs e 3 formatos de lojas: 54 Lojas Tradicionais, que oferecem experiência de compra e sortimento completos; 18 Lojas Leves, lojas menores que atendem a necessidade da feira do dia-a-dia; e 1 Dark Store, que atende apenas aos pedidos digitais.

As lojas são abastecidas por uma plataforma logística proprietária que entrega diariamente em toda a rede – do campo para as lojas em até 24 horas – garantindo que os produtos estejam sempre frescos.

“A criação da Americanas S.A. gera mais poder de fogo, atraindo potenciais vendedores, facilitando a integração e expande o nosso mercado endereçável. Nossos ativos únicos (gente e cultura, base de clientes e plataformas de negócios) impulsionam a expansão de novos negócios e marcas, por meio de nosso motor de M&A. A aquisição do Hortifruti Natural da Terra vai abrir novas frentes de crescimento e rentabilidade.”, diz Anna Saicali, CEO da IF, motor de inovação da Americanas. “A HNT possui um time altamente qualificado e com vasta experiência no setor”, completa Anna.

Com a aquisição da Hortifruti Natural da Terra, foram identificadas diversas oportunidades de sinergias, complementando o sortimento de produtos frescos e saudáveis nas lojas da Americanas e impulsionando a operação online da Americanas Mercado.

Além disso, permite a expansão da integração com a fintech AME, aumentando a oferta de produtos e serviços financeiros nas lojas da HNT (cartão de crédito, recarga de celular, cartões de conteúdo, crédito para pessoa física, entre outros).

Em 2020, a rede Hortifruti Natural da Terra realizou 16% de suas vendas por meio de canais digitais. A empresa estruturou um modelo omnichannel, que facilitou o acesso e a compra pelos consumidores de seus produtos, principalmente das linhas de alimentos frescos, com níveis de satisfação muito altos. Esse modelo contribuiu para o rápido crescimento e aumento da percepção de qualidade na prestação de serviços durante a pandemia da Covid-19.

“Estou muito orgulhoso do trabalho realizado pela nossa equipe, que nos colocou em um novo patamar de reconhecimento por nossos consumidores e investidores. A chegada de um player com o tamanho da Americanas S.A., uma empresa líder e pioneira no varejo físico e digital do Brasil, representa o reconhecimento do valor que construímos”, diz Thiago Picolo, CEO da Hortifruti Natural da Terra.

A transação, que envolve o pagamento de aproximadamente 2,1 bilhões de Reais de equity value, será submetida nos próximos dias ao CADE-Conselho Administrativo de Defesa Econômica.

No fato relevante divulgado ao mercado, a Americanas afirma que a rede oferece “conveniência, atendimento diferenciado e alta recorrência de compra, por meio da capilaridade, localização estratégica das lojas e integração digital”.

Compartilhe esta noticia!

Posts Relacionados