BRF adquire Hercosul e marca posição no petfood premium

Faturamento da empresa gaúcha atinge R$ 300 milhões ao ano e BRF ficará entre os 4 maiores fornecedores do mercado

A BRF assinou na última sexta-feira a aquisição da gaúcha Hercosul, um dos ativos mais disputados da indústria de ração para pets. A empresa é dona da Biofresh, marca premium que vem ganhando a confiança dos tutores de pet com a aposta em rações mais saudáveis.

Em um mercado bom para cachorro, com margens da ordem de 20% e grandes multinacionais concorrendo, a dona da Sadia marcou o primeiro passo da estratégia com a qual pretende ficar entre as duas maiores do mercado brasileiro – um segmento com potencial para movimentar R$ 40 bilhões.

O valor não foi divulgado, mas a aquisição da Hercosul fará a BRF, que ainda estava engatinhando em pet food, atingir 4% de participação do mercado, o que representa um faturamento anual entre R$ 300 milhões e R$ 350 milhões. Com isso, a BRF assume a quarta posição da indústria – atrás de Mars/Royal Canin, Nestlé Purina e Premier. Até 2025, a empresa quer chegar ao menos à vice-liderança.

“Independentemente de qualquer movimentação societária, a companhia segue focada na operação e no desenvolvimento da estratégia”, disse o CEO Lorival Luz ao Pipeline, em alusão ao noticiário agitado envolvendo a companhia nos últimos meses (a Marfrig comprou 32% do capital da BRF).

O executivo, que chegou na quinta-feira a Porto Alegre para finalizar a aquisição, é um dos entusiastas do crescimento da BRF em ração para pets, uma das quatro avenidas do plano estratégico Visão 2030 – pratos prontos, carne suína e internacionalização completam a lista.

Na BRF, o negócio de pets é liderado por Vladmir Maganhoto, executivo que comandou a Royal Canin no Brasil entre 2013 e 2016. O executivo, que também passou pela construtora Mega e pelo grupo ZD Alimentos foi contratado no ano passado para dar dimensão às ambições da BRF no mercado pet.

Fundada em Ivoti, na Grande Porto Alegre, a Hercosul foi criada em 2001 e atualmente conta com duas fábricas. Além da unidade onde está sediada, a companhia gaúcha inaugurou há dois anos uma das unidades mais modernas do segmento em Juán Leon Mallorquín, no Paraguai.

A unidade paraguaia é um diferencial da Hercosul, disse Luz. Com custos mais baixos, a fábrica pode vender ração em São Paulo a preços mais competitivos do que se fosse produzida no Brasil.

A companhia gaúcha também dará à BRF uma exposição ao varejo especializado (pet shops, casas agropecuárias e clínicas veterinárias). Até então, o negócio de pet da BRF estava concentrado nas vendas em supermercados. A empresa já é dona da marca Balance.

A incursão da BRF em pet food é mais uma evidência da lucratividade do segmento. Não à toa, a dona da Sadia precisou desbancar a Nestlé Purina na disputa. A Hercosul foi assessorada pelo banco Santander no processo competitivo.

O negócio de ração para pet é um dos mais promissores da Nestlé, entregando a segunda maior rentabilidade do conglomerado suíço. A divisão Purina vem investindo fortemente, com a construção de fábricas nos Estados Unidos e também no Brasil. No mês passado, a múlti suíça anunciou um investimento de R$ 120 milhões para aumentar a capacidade da fábrica de Ribeirão Preto.

Fonte: Pipeline, Valor

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