<< Voltar pra Home

Negócios



BRF investe R$ 8 milhões em Buriti Alegre e reforça sua Jornada Indústria 4.0

13 de outubro de 2021
 - 
23:22
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “BRF investe R$ 8 milhões em Buriti Alegre e reforça sua Jornada Indústria 4.0”

Unidade é piloto na implementação de sistemas ciber-físicos, Internet das coisas e computação em nuvem e Analytics

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, avança em sua Jornada Indústria 4.0 com a modernização da unidade de Buriti Alegre (GO), que passa a operar no conceito de Fábrica Inteligente. A atualização teve investimento de R$8 milhões e contempla novas tecnologias em automação, sistemas ciber-físicos, Internet das Coisas, Computação em Nuvem e Analytics. Com isso, as unidades produtivas da empresa ganham em eficiência e redução de custos.

A Companhia desenvolveu duas frentes para a Jornada Indústria 4.0: a Fábrica Digital e a Fábrica Inteligente. A primeira conta com programas, como o Sistema de Excelência Operacional (SEO) digital e a Rastreabilidade Digital, formulários, dados, controles e exercícios de rastreabilidade foram totalmente digitalizados, trazendo agilidade para a operação, além de reduzir os custos. Outra iniciativa é a plataforma padronizada para design e impressão de etiquetas, que atende a padrões internacionais, visa maior segurança na leitura das informações, a partir de código datamatrix, otimizando assim o processo de logística e rastreabilidade.

Na segunda frente de atuação, a Fábrica Inteligente, a unidade passa a contar com gestão online dos processos produtivos, com a implantação de IOT´s (internet of things), etiquetas RFID (Radio Frequency Identification – Identificação por Radiofrequência), Analytics e integrações com automação e plataforma sistêmica de gestão de fábrica. “Em Buriti Alegre, demos um passo além com a sensorização e passamos a captar os dados do processo produtivo automaticamente. Com isso, os controles como quantidade, peso e temperatura final do produto são realizados em tempo real colaborando ainda mais com a qualidade de nossos produtos e para a tomada de decisões com mais agilidade”, explica Carlos Coutinho, gerente de Inovação de Operações da BRF.

A Companhia também automatizou coletores e câmeras para o apontamento de produção, que acompanha o consumo de matéria-prima, além de controlar e monitorar os lotes de insumos e embalagens. Todas essas soluções ocorrem em interdependência com as outras frentes da cadeia produtiva na integração e disponibilização de dados para uma rastreabilidade inteligente e elevada gestão fabril.

“Nossa Jornada Indústria 4.0 atua nos pilares de eficiência e qualidade. Nosso mapa de evolução para fábricas inteligentes com o Projeto Indústria 4.0 está acontecendo em três unidades piloto: Buriti Alegre (GO), Marau (RS) e Seropédica (RJ), que já nasceu digital, como uma unidade projetada nos conceitos 4.0”, afirma o executivo.

A BRF foca em excelência operacional a partir do fortalecimento de sua cultura, com programas e tecnologias que reduzem a ociosidade fabril, maximizam o uso dos ativos da Companhia, minimizam perdas, melhoram processos de negociação de insumos, matérias-primas e compras gerais e incorporam conceitos da Indústria 4.0 às unidades e operações.

“Esta jornada é transformadora e considera o sensoriamento em nossas linhas de produção, com dashboards de eficiência que já estão em operação em plataforma com dados real time para visibilidade, contribuindo para tomada de decisões mais ágeis e assertivas no dia a dia da operação. Essas tecnologias levam a Companhia para um novo patamar de eficiência operacional e gestão online”, destaca Gilberto Andretta, gerente executivo de Tecnologia na BRF.

Jornada Digital e Investimentos BRF

A tecnologia e a jornada digital da Companhia são essenciais para o funcionamento dos negócios da Companhia. Até 2025 serão investidos R$ 700 milhões em iniciativas de Transformação Digital, tudo em linha com a Visão 2030, lançada em dezembro, na qual projeta a BRF para os próximos 10 anos como uma empresa global de alimentos, de alto valor agregado, com um portfólio de marcas líderes e desejadas nos principais centros consumidores, fortemente apoiada em inovação e tendo os consumidores cada vez mais no centro de todas as decisões.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Grupo Mateus inaugura loja e gera 164 empregos diretos em São Luís (MA)

Localizado no bairro Alemanha, empreendimento conta com serviços diferenciados e produtos adaptados ao perfil de consumo local O Grupo Mateus…
Image

Seara lança primeira salsicha hot dog defumada do Brasil

Produto atende a demanda de consumidores por mais sabor em uma categoria que não para de crescer A salsicha se…
Image

Rede Hipermais inaugura loja em Joinville, Santa Catarina

Com uma área de vendas de 3 mil m², o empreendimento 110 empregos diretos e representa um investimento importante para…
Image

Reckitt Comercial Brasil anuncia Frederico Gonçalves como novo Gerente Geral

Formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp, executivo possui 25 anos de experiência na indústria de Bens de Consumo e Varejo…