<< Voltar pra Home

ESG



Desafios para Guedes são rastreabilidade, sanidade e combate ao desperdício

17 de junho de 2021
 - 
16:17
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “Desafios para Guedes são rastreabilidade, sanidade e combate ao desperdício”

Ministro Paulo Guedes abriu 1º Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento promovido pela ABRAS e apontou esses desafios na produção alimentícia no evento que discute ESG

O ministro da Economia, Paulo Guedes, elegeu nesta quinta-feira a rastreabilidade, sanidade e combate ao desperdício como os principais desafios que país terá de enfrentar para tornar-se “celeiro do mundo” na produção e exportação de produtos alimentícios.

“Não pode o celeiro do mundo ser o país onde há fome. Do nosso lado, temos que fazer políticas sociais que permitam que os mais frágeis e vulneráveis sejam incorporados na cadeia produtiva ou amparados socialmente, mas de qualquer forma notamos desperdício no Brasil não só desde produção, mas até chegar ao nosso supermercado e até chegar às nossas mesas.”

Em participação em Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Guedes também pontuou que o país já possui a matriz energética “mais limpa do mundo” mas, para mantê-la, faz-se necessária a rastreabilidade, garantindo a checagem da sanidade e a preservação do que classificou como “universo verde” sob o aspecto da produção.

O ministro também destacou que, em meio à pandemia da Covid-19, a agricultura “preservou os sinais vitais” da economia doméstica, destacando a exportação para países asiáticos, com crescimento de 40%, principalmente para a China.

“Você vê que nós precisamos, realmente, dessa infraestrutura e de toda essa capacidade logística de levar nossa produção para o resto do mundo. Sofremos um impacto relativamente pequeno dessa quebra de cadeias produtivas globais durante a pandemia porque a nossa vantagem comparativa estava na agricultura”, disse, destacando que o país estava pouco integrado industrialmente.

“Não pode o celeiro do mundo ser um país que tem fome”, diz Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o Brasil é o “celeiro do mundo” na esfera da produção de alimentos e que é “inadmissível” um país com essa posição ter o povo passando fome. Ao problema, ele atribuiu o desperdício como principal causa.

Essas pautas foram discutidas, nesta manhã, pelo Fórum da Cadeia de Abastecimento da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), que reuniu ministros e atores da sociedade de forma remota para debater a fome no país.

“Notamos o desperdício no Brasil, desde a produção, passando pelo supermercado e até chegar nas nossas mesas. Isso é um grande problema”, disse Guedes.

Ele sugeriu duas saídas: a adequação da carga de impostos para ajudar na acessibilidade dos alimentos, via reforma tributária, e uma proposta menos convencional. “Toda alimentação que não for utilizada aquele dia num [suposto] restaurante dá para alimentar mendigos e pessoas desamparadas. Muito melhor do que estragar a comida”, afirmou.

O ministro ainda criticou os hábitos alimentares brasileiros.

“Você vê um prato de um classe média europeu que enfrentou duas guerras mundiais e nota que são pequenos, enquanto os nossos não. Há muito desperdício. Não pode o celeiro do mundo ser um país que tem fome“, lamentou.

Agricultura familiar

Guedes também comentou que o governo precisa apoiar tanto o abastecimento, como a compra pela pequena agricultura familiar.

“Para isso, é preciso ter mão de obra barata. O Brasil tem uma arma de destruição em massa de empregos, que são os encargos sociais e trabalhistas. Nós precisamos atacar isso”, afirmou o ministro.

“Nossa responsabilidade é entender como plugar e trazer todo esse enorme contingente de baixa renda. Os aspectos de sanidade e rastreabilidade são decisivos”, completou.

Fonte: Por Gabriel Ponte/ Isto É Dinheiro/ Reuters/ Portal Metrópoles


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Alego realiza sessão solene em celebração aos 50 anos da Agos

Representantes do setor supermercadista de Goiás foram homenageados com a entrega do Certificado do Mérito Legislativo Supermercadistas goianos, personalidades do…
Image

Rede francesa se transforma para atrair os mais jovens

Auchan Retail troca seus hipermercados por lojas de proximidade para atrair a Geração Z O mundo e os hábitos de…
Image

Grupo Passarela anuncia abertura de loja em Teutônia, Rio Grande do Sul

Unidade que pertencia à cooperativa Languiru contará com mix de 15 mil itens, promoções e descontos Em franca expansão, o…
Image

Supermercado Gricki entrega 1200 litros de leite ao Fundo Social de Araraquara (SP)

Doação de alimentos ocorre com a campanha de prêmios aos consumidores, que é realizada de outubro a fevereiro Na última…