Grupo vai investir R$ 100 milhões em cidade com 450 mil habitantes

Com sistema de iluminação natural, espaço promete sustentabilidade em meio a construção moderna para circulação diária de milhares de clientes

A rede de supermercados Mart Minas, com sede em Contagem e que, neste ano, expandiu suas operações para além de Minas Gerais, ao adquirir parte do Dom Atacadista, uma das maiores redes do segmento no Rio de Janeiro, está trazendo sua bandeira de atacarejo para Betim, com duas lojas previstas para começarem a operar na cidade no segundo semestre deste ano.

A primeira unidade da marca será construída na avenida Edmeia Matos Lazzarotti. O projeto está em análise na prefeitura, e a obra deve se iniciar nos próximos meses, segundo o município. A instalação dessa unidade terá como contrapartida a construção de uma nova via que vai interligar a Edmeia ao bairro Jardim Brasília. Já a outra operação, cujo projeto também está sendo analisado, ficará às margens da Via Expressa, próximo ao hospital Mater Dei. Juntos, os dois empreendimentos receberão aporte de R$ 100 milhões e devem gerar 400 postos de trabalho, sendo cem diretos e 300 indiretos, para o município.

Segundo o gerente de expansão da Mart Minas, Bruno Diniz Moreira, a cidade foi escolhida para receber as unidades por ter gerado, nos últimos anos, um ambiente favorável a investimentos de segmentos em mercados variados. “Betim vem se fortalecendo muito, adotando projetos de curto e longo prazos de infraestrutura. Percebemos que a atual gestão tem se preocupado bastante com o equilíbrio no crescimento, para que a cidade seja boa para trabalhar e boa para morar. Acreditamos muito nessa proposta”, pontua.

Infraestrutura

Erguidas em uma área coberta de cerca de 11 mil m² cada, as unidades serão construídas em uma estrutura com menos pilares de sustentação e terão telhas zipadas, que evitam goteiras. As operações também receberão piso de concreto protendido, que têm grande resistência, além de sistema de iluminação natural domus prismáticos, que oferece melhor ambiência e economiza energia.

Rede constrói avenida como contrapartida

Em contrapartida pela abertura das unidades, o Mart Minas já iniciou a construção de uma nova avenida, interligando a Edmeia à rua São Paulo, no Jardim Brasília. O novo corredor de trânsito, previsto para ficar pronto até o fim do ano, terá duas faixas de rolamento e uma de estacionamento em cada um dos sentidos, além de 900 m de comprimento e 28 m de largura.

“A instalação da unidade trará impactos na circulação de motoristas e pedestres. Por isso, foi exigida a construção do corredor de trânsito”, diz o secretário de Ordenamento e Habitação de Betim, Marco Túlio Freitas.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, a via será construída em uma área quase toda localizada em um terreno particular, e, como prevê a legislação federal que protege a Mata Atlântica, 30% da área total de mata será preservada.

“A empresa também vai compensar a obra: para cada árvore suprimida serão plantadas três mudas de grande porte de árvores nativas e, para cada hectare de mata suprimida, a empresa adquiriu em Betim dois hectares, que serão preservados perpetuamente”, diz. A rede também construirá um trecho da Via Icaivera.

Fonte: O Tempo

Compartilhe esta noticia!

Posts Relacionados