Livro eterniza história de mulheres varejistas

Além de contar as trajetórias de 50 mulheres que ajudaram a construir o varejo, obra também visa promover debate sobre igualdade

O Instituto Mulheres do Varejo e a Editora Leader lançaram recentemente o livro Mulheres do Varejo – Mulheres que constroem a história do Varejo no Brasil, que traz o registro de líderes e empreendedoras que ajudaram na construção de um setor varejista economicamente sólido e ao mesmo tempo dinâmico. A obra, indo além da história do varejo, chama atenção para outra questão que precisa ser discutida: a desigualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho. Com 50 histórias femininas, apresenta os desafios de executivas dos principais centros brasileiros e promove amplo debate sobre o assunto.

Se, por um lado, estudos ao longo dos anos mostram que, globalmente, as mulheres movimentam entre 70% e 80% de todas as compras dos consumidores e também compõem a maior parte da força de trabalho do setor de varejo, por outro, um número ainda baixo delas ocupa cargos de liderança.

“As mulheres estão ocupando os mais destacados ambientes sociais e profissionais. Isso enche o nosso coração de alegria. Quando há restrições femininas para ocupar cargos e outros espaços, o mundo perde oportunidades de crescimento e desenvolvimento. Nosso projeto busca mostrar, justamente, como a presença da mulher é importante em diferentes aspectos”, conta Andréia Roma, idealizadora da Série Mulheres e CEO da Editora Leader.

“Posso dizer que as histórias de todas as mulheres do livro devem fazer parte da construção de uma geração que precisou passar por muitos desafios, pois não tinham em quem se espelhar”, complementou a jornalista e também vice-presidente do Mulheres do Varejo, Sandra Takata, que participou da coordenação desta obra.

O livro, ainda inédito em todo o país, tem coordenação de Andréia Roma ao lado de Tania Moura, Coordenadora da Série Mulheres, Especialista em Gestão de Pessoas; Fátima Merlin, fundadora do Instituto Mulheres do Varejo e CEO da Connect Shopper; Vanessa Sandrini, fundadora e presidente do Instituto Mulheres do Varejo e executiva do grupo JHSF, e Sandra Takata, jornalista, diretora da Core Group – Comunicação e Marketing e também vice-presidente do Mulheres do Varejo. O livro mostra  50 histórias de mulheres que desbravaram corajosamente um mercado de trabalho que foi muitas vezes desafiador, pois não estava preparado para elas.

Na ocasião do lançamento, Vanessa Sandrini, destacou que este livro vai ao encontro de todos os conceitos discutidos e difundidos pelo Instituto Mulheres do Varejo. “Sou uma varejista de raiz e espero contribuir com aquelas que ainda se encontram indecisas diante de um setor fascinante por seu extremo dinamismo, mas que por isso mesmo exige bastante esforço, dedicação e disposição.

“Que esta obra possa contribuir de maneira efetiva, através das histórias inspiradoras contadas nela, de coração aberto, por líderes extraordinárias, que prontamente aceitaram nosso convite, abrir novos caminhos para uma nova era, promover a transformação que tanto desejamos e inspirar as novas gerações”, declarou Fátima Merlim, fundadora do Instituto Mulheres do Varejo.  

As 50 coautoras do livro são: Tania Moura, Fátima Merlin, Vanessa Sandrini, Sandra Takata, Adriana Muratore, Alessandra Shima, Ana Christiane de Lima Ferreira Silva, Ana Fioratti, Ana Gennari, Andrea Dietrich, Andressa Ramos dos Santos, Bruna Fallani, Camille Holmer, Carolina Rocha, Christiane Cruz Citrangulo, Cibele Regis Vacchiano, Cidinha Fonseca, Claudia Fonseca, Cristiane Lacerda, Daniela de Lima Heldt, Débora Miller, Eliane Colaço, Fernanda Dalben, Flavia Altheman, Flavia Filomensky, Ghada Wehbe Spiridon, Gisele Correia, Ingrid Perdigão, Janaina Maia, Larissa Silva Pedrosa, Leila Loria, Luci Benassi, Luciana Cabrini, Luisa Cotecchia, Mara Maehara, Maria Emilia Velloso, Maria Susana de Souza, Mariana Cerone, Mariana Cravo, Mariangela Ikeda Ribeiro, Marise Costa Araujo, Patricia Quintiliano, Paula Pedrão, Priscilla de Castro, Sandra Gebara, Sandra Lúcia Paiva de Souza, Silvana Balbo, Sylvia Gagnotto, Sylvia Leão, Virginia Villaescusa Vaamonde.

Compartilhe esta noticia!

Posts Relacionados