Mudanças no primeiro escalão do Carrefour. Conheça o novo time que passa a contar com 33% de mulheres na liderança

Novo Comitê Executivo promete mais agilidade, simplificação e digitalização da companhia

Em fato relevante divulgado na noite desta quinta-feira, o Carrefour Brasil anunciou mudanças importantes no Comitê Executivo da companhia.

O COMEX será ampliado para 12 executivos e executivas, que responderão diretamente ao presidente, refletindo os pilares estratégicos da empresa. A futura composição da nova liderança apresentará um equilíbrio entre profissionais que fazem parte do Grupo Carrefour Brasil, colaboradores que vêm do Grupo BIG e executivos do mercado.

A participação de mulheres no topo da liderança da companhia também será ampliada, passando a representar 33% do total dos executivos, contemplando áreas corporativas e áreas de negócio.

A nova estrutura terá, ainda, duas cadeiras transversais a toda companhia: Digital e Transformação. A nova área de Transformação trará mais agilidade e simplicidade aos processos internos, sendo responsável por acompanhar os projetos estratégicos de transformação da companhia.

Stephane Maquaire, presidente do Grupo Carrefour Brasil, comentou: “Queremos construir uma nova empresa que seja fundamentada nas fortalezas dos dois grupos. O novo COMEX materializará a nossa decisão de fazer uma integração verdadeira e não apenas uma aquisição. A nova estrutura também refletirá o quanto estamos comprometidos com o processo de simplificação, agilidade e digitalização da companhia, trazendo cada vez mais a experiência do cliente para o centro das nossas ações.”

Ana Hieaux (nova integrante)

General Counsel, cadeira que engloba jurídico, compliance, controles internos, licenciamento e auditoria interna. A executiva tem mais de 20 anos de experiência profissional, tendo atuado como advogada por quase 15 anos em escritórios de advocacia de renome e ocupado o cargo de Diretora Jurídica Global em uma multinacional brasileira no segmento de proteína animal, de 2015 a 2018. Ana ocupava a cadeira de Diretora Jurídica no Grupo Carrefour Brasil desde de 2018.

Carlos Mauad

CEO do Banco Carrefour Soluções Financeiras, braço financeiro do Grupo Carrefour. Possui sólida experiência em meios de pagamento alternativos, atuando ao longo de 6 anos de como vicepresidente comercial da Smiles. Iniciou sua carreira como trainee do Citibank e Credicard em 2006 passando por diversas estruturas, desde operações até as áreas comerciais.  

Catia Porto

Vice-presidente de Recursos Humanos do Grupo Carrefour Brasil. Com 25 anos de experiência na área de Recursos Humanos, Catia trabalhou por 8 anos na Nokia do Brasil, em nível local, regional e global. Ainda assumiu a Vice-Presidência de Recursos Humanos e Latam do UnitedHealth Group, em 2016, onde atuou junto à diretoria executiva. Entre o final de 2019 e o início de 2022, Catia esteve à frente da Vice-Presidência de Recursos Humanos do Grupo BIG.

Daniel Mora (novo integrante)

CEO do Varejo. Com mais de 30 anos de experiência no varejo, trabalhou 25 anos no Grupo Carrefour, dedicando-se às áreas Comercial, Operações e Marketing. Durante esse período, Daniel atuou no Brasil, na Colômbia, no México e, mais recentemente, na França. Em sua mais recente experiência trabalhou no grupo BIG e também no Wallmart como Diretor Executivo Comercial.

David Murciano

Vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores do Grupo Carrefour Brasil desde junho de 2021. Começou sua carreira na Arthur Andersen. Murciano foi CFO do Carrefour na Espanha em 2018. Além disso, possui 11 anos de experiência no Grupo, atuando também na França, na Bélgica e na Turquia.

Liliane Dutra (nova integrante)

CEO do Carrefour Property, área imobiliária e ativos do Grupo Carrefour Brasil. Possui mais de 20 anos de experiência no setor de Shopping Centers, trazendo uma expertise em gestão, desenvolvimento imobiliário, redevelopments, expansões e revitalizações de empreendimentos. Liliane atuou como líder executiva em empresas do segmento de Real Estate, como Multiplan, BRMalls, Brookfield e Ancar Ivanhoe Shoppings Centers. Antes de assumir a cadeira no COMEX, Liliane era Diretora Executiva do Carrefour Property.

Marcelo Tardin (novo integrante)

Chief Transformation Officer do Grupo Carrefour Brasil. Com extensa experiência internacional nas áreas de Tecnologia, Operações e Gerenciamento de Projetos, ocupando posições executivas em mais de 4 países, em empresas multinacionais. Já ocupou os cargos de VP de Tecnologia e Serviços Compartilhados na Anheuser-Busch InBev/ Ambev e VP de Operações e Expansão na Dr Consulta. Desde 2019, Marcelo é Diretor Executivo Administrativo do Grupo BIG.

Marco Oliveira

CEO do Atacadão. Formado em Administração de Empresas, com MBA pelo IBMEC (Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais), Marco Oliveira iniciou sua carreira na área de Recurso Humanos e acumula experiência de mais de 30 anos no setor do varejo. O executivo está no Grupo Carrefour Brasil desde 1991.

Maria Alicia Lima (nova integrante)

Diretora executiva de Relações Institucionais e Comunicação Corporativa. Com mais de 25 anos de experiência em empresas multinacionais, Maria Alicia já ocupou os cargos de vice-presidente Jurídica da Amil, General Counsel na UnitedHealth Global e diretora Jurídica, Relações Institucionais e Comunicação da Souza Cruz.

Samuel James

Chief Digital Officer do Grupo Carrefour Brasil. Iniciou sua carreira em 2010 no Groupon UK, onde foi diretor regional. Após o Groupon, no Reino Unido e Irlanda, onde supervisionou a integração da Hassle.com após a aquisição. Ainda em 2017 Samuel retornou ao Brasil como Head of Marketplace para o Uber e, em 2019, foi nomeado Diretor de Marketplace para LATAM. Em abril de 2022, o executivo assumiu como Chief Digital Officer do Grupo Carrefour Brasil.

Sébastien Durchon

Chief Integration Officer. Começou sua carreira em 1999, na empresa de auditoria Mazars et Guerard. De outubro de 2008 a abril de 2011, trabalhou no Fives, grupo de engenharia industrial como Diretor de Consolidação e Contabilidade da empresa. Ingressou no Grupo Carrefour (França) como diretor de Consolidação em 2011 e, dois anos depois, tornou-se diretor interino de Controle Financeiro. Em abril de 2015, foi nomeado vice-presidente de Finanças do Grupo Carrefour Brasil.

Vitor Faga (novo integrante)CEO do Sam’s Club. Ampla experiência como executivo, com mais de 12 anos em posições de diretoria executiva, incluindo CFO e head de negócio. Trabalhou em diferentes setores, incluindo infraestrutura e saúde e, desde 2010 atua no setor de varejo. Nas empresas onde atuou, implementou ações de redesenho de estratégia, transformação de negócios e mudança cultural. Conta com ampla experiência internacional já tendo morado em 4 países. Vitor ocupava o cargo de CFO no Grupo BIG desde 2020

Como serão os negócios na rede daqui para frente?

O comando do Carrefour Brasil disse nesta terça-feira (07), em teleconferência com jornalistas, que a expectativa é que, num período de 18 meses, a fase de integração com o grupo Big possa ser finalizada. “Não vamos fazer tudo até fim do ano, mas vejo um período de 18 meses para todo o trabalho, para em fevereiro de 2024 a integração já estar atrás de nós”, disse o presidente do Carrefour, Stéphane Maquaire.

Sobre os próximos passos da gestão na unificação das estruturas — que precisa passar por questões de integração de culturas, sistemas de tecnologia e logística, por exemplo — o executivo afirmou que serão feitos contatos com parceiros, como indústrias, e reuniões entre as equipes das companhias “para conectar as áreas da empresa”. Mas não deu mais detalhes de cronogramas.

Ainda reforçou que a marca Sam’s Club, que é do Walmart e veio junto com a compra do Big, continuará a operar e que a empresa vem trabalhando para a venda das 14 unidades identificadas pelo Cade como sendo necessária após análise do acordo com Big.

“Agora estamos fazendo com que as coisas aconteçam, após aprovação do Cade [da compra do Big]”, disse na entrevista Abilio Diniz, membro do conselho da rede.

Maquaire ainda afirmou que o momento é de “um novo time executivo”, com equilíbrio entre executivos do Big, do Carrefour e do mercado. Na administração da rede, a varejista vai aumentar em um terço a sua estrutura, passando de 9 para 12 pessoas. A nova estrutura terá, ainda, duas cadeiras transversais a toda a empresa, em digital e transformação (para simplificar processos internos e acompanhar os projetos estratégicos).

“Para nós o passo é de continuidade do projeto e de trajetória iniciada com Walmart no país”, disse Patrice Etlin, que lidera a gestora Advent, sócia da empresa, e que era a controladora do Big até a venda.

O que diz o novo vice-presidente do Conselho, Abílio Diniz?

O novo conselho de administração apresentado pelo Grupo Carrefour Brasil, cuja formação está na pauta da próxima assembleia de acionistas, traz componente do varejo local para a empresa, e busca aumentar mais a agilidade na tomada de decisões — um processo que já vem em evolução no grupo no mundo desde a última troca do comando global.

Este será o colegiado com maior número de brasileiros como membros, desde a abertura de capital do Carrefour, cinco anos atrás.

“Hoje os executivos da França vêm ao Brasil e queremos que exista essa troca, seja da França ou de outros países. Queremos um ‘board’ local, porque varejo é local, mas com expertise global. Teremos a França aqui conosco, e um conselho tão grande é por isso”, disse Abilio Diniz, indicado para vice-presidente do conselho de administração do grupo, na entrevista ao lado de Patrice Etlin, que lidera a gestora americana Advent no país, e de Stéphane Maquaire, CEO da empresa no Brasil.

“O poder de decisão desceu ao board […]. Vamos apoiar especialmente no comitê de finanças”, diz Etlin. Abilio deve liderar o comitê de gestão e pessoas — o terceiro comitê é de auditoria.

Foi indicado para a presidência do colegiado o CEO do grupo no mundo, Alexandre Bompard, que vem implementando uma política de tomada de decisões mais ágeis de desde 2017 (algo que era uma crítica do mercado ao grupo no passado) e de consolidação do Carrefour por meio de fusões e aquisições.

Estarão no colegiado no país 13 membros (hoje são 10) — sete da França e seis do Brasil, se considerar o terceiro membro independente, ainda a ser anunciado, também brasileiro.

Saem seis nomes, substituídos por outros indicados, e ainda são adicionadas mais três cadeiras. Haverá três membros independentes.

Segundo o empresário, o novo colegiado deve auxiliar em questões mais estratégicas da integração com o Big.

Fato relevante publicado nesta terça-feira (07) pelo Carrefour informa que o atual conselho aprovou a convocação de assembleia geral extraordinária , ainda sem data, para deliberar sobre a eleição dos novos membros.

Os indicados são Alexandre Bompard (presidente), Abilio Diniz (vice-presidente), Matthieu Malige, Laurent Vallée, Jérôme Nanty, Claire du Payrat, Elodie Perthuisot, Stéphane Maquaire, Eduardo Rossi, Patrice Etlin, Claudia Almeida e Silva (membro independente), Vânia Neves (membro independente), Vânia Neves (membro independente), e, por último, um cargo vago (membro independente).

Fonte: Adriana Mattos, Valor

Compartilhe esta noticia!

Posts Relacionados