Na Alemanha, é hora de vender ovos sem embalagem

 Na Alemanha, é hora de vender ovos sem embalagem

Rede Kaufland adota sistema de reuso em 280 lojas para evitar as montanhas de lixo geradas por embalagens descartáveis de ovos

*Por Renato Müller

Em várias regiões do mundo, não é incomum que ovos sejam vendidos em unidades nas ruas ou diretamente dos produtores. Mas, nos supermercados, vendê-los em embalagens de papel, isopor ou plástico é parte do dia a dia. A não ser que você visite uma loja do grupo alemão Kaufland.

A varejista decidiu abrir mão das embalagens descartáveis de ovos (que geram uma imensa quantidade de lixo depois do uso dos produtos) e adotar opções reutilizáveis. Em 280 de suas 670 lojas, os consumidores podem comprar uma embalagem de plástico 100% reutilizável para 10 ovos orgânicos por 1,99 euro. No checkout, são cobrados de acordo com a quantidade de ovos comprados.

“Nossa prioridade principal é adotar um design responsável para economizar recursos. Com a nova caixa de ovos reutilizável, nossos clientes podem agora mais uma vez ajudar a evitar materiais de embalagem ao fazer compras e, assim, evitar o desperdício”, disse Stefan Rauschen, Diretor de Compras de Produtos Frescos da Kaufland.

A iniciativa faz parte da visão do Grupo Schwarz, controlador da Kaufland, de utilizar menos plástico e desenvolver ciclos fechados de reuso de produtos. A Kaufland tem investido em diversas frentes para que o uso de materiais de embalagem seja evitado ou reduzido, incluindo potes retornáveis para mantimentos e estações para venda de produtos sem embalagem em suas lojas.

Segundo a WGSN, o uso de embalagens retornáveis para a venda de ovos pode ganhar tração no varejo. Afinal de contas, ovos já são, por natureza, “embalados” individualmente – a maior dificuldade é transportá-los de forma segura. Em mercados como o alemão, o uso de sacolas e embalagens retornáveis é um hábito da população, e mesmo em países sem esse costume não é uma medida difícil de ser adotada. Cada um desses hábitos aumenta a prática dos clientes de agir ativamente para um futuro com menos quantidade de lixo e aumenta as expectativas dos consumidores sobre as ações sustentáveis das marcas.

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