Nextop produz o primeiro carrinho digital de supermercado do país

SmartCart permite que os clientes finalizem suas compras sem passar por filas

A tecnologia acaba de chegar de vez ao ramo dos supermercados. Imagine fazer compras sem perder tempo com filas, saber o valor exato da nota sem passar por caixas, realizar o próprio pagamento e deixar o estabelecimento de forma rápida e segura, sem a necessidade de contato com nenhuma outra pessoa.

Isso já é uma realidade no Brasil e tem nome. O carrinho inteligente Smart Cart Nextop é uma solução moderna que atende aos consumidores que desejam medidas efetivas e tecnológicas para as tarefas do dia a dia.

Ideal para compras de até duas sacolas, o carrinho inteligente desenvolvido pela Nextop – empresa especializada em soluções tecnológicas e inovadoras para o varejo, indústria e logística  – é equipado com maquininha para pagamento, display digital e scanner, que lê o código de barras do produto selecionado, confirma a quantidade de unidades desejadas e indica o valor. Pronto! A mercadoria já foi inserida na lista de compras e o consumidor pode seguir em busca do seu próximo item.

A devolução de um produto também é muito simples. Basta retirá-lo do carrinho e, em seguida, excluir manualmente o item da lista da tela digital. Após selecionar todos os produtos desejados e concluir o mercado, o cliente não precisa entrar em filas, realiza o pagamento via cartão de débito ou crédito no próprio carrinho e deixa o estabelecimento por uma faixa exclusiva destinada aos usuários Smart Cart Nextop.

O carrinho inteligente foi apresentado oficialmente na Convenção da ABRAS 2021 (Associação Brasileira de Supermercados) – maior encontro de lideranças do setor supermercadista – essa semana no Royal Palm Plaza Resort, em Campinas.

As vantagens do carrinho digital desenvolvido com tecnologia brasileira são inúmeras. A primeira delas é a possibilidade de fazer as compras do supermercado sem a interação direta com outras pessoas, ainda mais neste momento de pandemia da COVID 19.

A segunda é a rapidez. O processo é muito mais ágil e permite que o cliente gaste menos tempo no mercado. A falta de etiquetas de preços nas gôndolas, problema comum que, por vezes, irrita o consumidor, também é facilmente contornado com a utilização do leitor de código de barras do carrinho. Por fim, o cliente pode acompanhar o valor total da nota enquanto realiza as compras.

Já o supermercado também ganha muito com a utilização do Smart Cart. O carrinho digital da Nextop é equipado com câmeras que utilizam visão computacional e inteligência artificial, que previnem perdas e corrigem possíveis erros dos usuários na hora da compra dos produtos.

Um segundo ponto importante e que gera impacto positivo no orçamento é a eventual redução de pessoal, como funcionários e caixas.

O autoatendimento é uma tendência mundial que vem conquistando espaço e já é realidade em diversas áreas. O sistema bancário foi um dos pioneiros ao reduzir filas com a utilização dos caixas eletrônicos. Mais recentemente, os aeroportos adotaram os totens digitais para realização de check-ins – hoje substituídos pelo uso dos APPs – e para o despacho das bagagens.

E agora o modelo chega ao setor varejista. “Com tecnologia de ponta e 100% nacional, o carrinho da NEXTOP é uma reação brasileira à Amazon, que lançou o Dash Cart, em 2020, um carrinho também com funcionalidades, utilizado apenas nas lojas próprias da gigante americana”, explica Juliano Camargo, CEO da Nextop. O Smart Cart Nextop chega ao mercado nacional com uma proposta diferente, mais ampla, de atender a todas as redes interessadas em implantar a tecnologia em suas lojas físicas.

O carrinho inteligente da Nextop já está em fase de testes e 12 unidades estão sendo validadas em um mercado, localizado em Campinas.

Compartilhe esta noticia!

Posts Relacionados