Novo marketplace mira o pequeno varejo

Plataforma integrará a indústria e distribuidores para potencializar vendas e atender pequenos comércios por todo o País

A Neogrid e a Fast Channel, plataforma para e-commerce B2B, se uniram para lançar um marketplace dedicado a atender o pequeno varejo, até mesmo nos locais mais distantes. A plataforma, batizada de e-B2B Partner Marketplace, tem previsão de entrar no ar ainda no mês de maio.  

Trata-se de um ambiente onde a indústria vai contribuir com o processo de digitalização da cadeia como um todo. Ao criar seu espaço de vendas na plataforma, a indústria fica responsável pelo marketing, divulgação e alavancagem de venda utilizando sua força de marca e branding. E quando o pequeno comércio compra dela, a rede de distribuidores entra em ação para atender os pedidos, ficando responsável pela entrega, pós-venda e atendimento.

“A vantagem do e-commerce B2B para a indústria é atender esse contingente imenso de pequenos negócios espalhados pelo país inteiro com mais qualidade e, por fim, aumentar as vendas. Muitas vezes, um representante ir até determinadas localidades para tirar um pedido se torna mais caro do que o próprio pedido. Com a plataforma, a indústria e as distribuidoras chegam mais longe e podem utilizar os representantes de forma muito mais estratégica e consultiva, permitindo ampliar sua carteira e área de atuação, enquanto o e-commerce B2B cuida da parte operacional, como captação de pedido, status de pedido e informações de estoque e preços”, explica Mauricio Di Bonifácio, cofundador da Fast Channel.

A customização das regras de negócio é o que difere o Marketplace B2B para o B2C. Na plataforma, cada indústria terá o seu espaço de vendas e nele poderá praticar as suas regras. “Isso é fundamental, pois ao contrário de um e-commerce do varejo, no atacado as regras são muito diferentes, os preços variam conforme o tamanho da compra, os impostos de cada Estado e cada indústria e distribuidores têm suas políticas de crédito, uma série de nuances.”, explica Bonifácio. 

De forma rápida e ágil, o pequeno varejista fará seus pedidos, suas encomendas de maneira facilitada. Depois de se cadastrar na plataforma, o comerciante verá os produtos disponíveis para ele já com os preços, condições de crédito e prazos oferecidos para aquela região onde está. O pedido vai para a indústria que dá sequência, acionando seus distribuidores que cuidarão da execução e entrega.  

“Esse projeto com a Fast Channel é importante porque ele abre todo um novo leque de oportunidades ao expandir o alcance da indústria para os pequenos negócios, que poderão ser atendidos com qualidade e agilidade. Unimos nossas expertises para chegar mais longe e atender melhor a cadeia como um todo e todos saem ganhando”, comemora Rodrigo Leão, Diretor de Marketing Neogrid.  

Um dos maiores desafios do projeto é a mudança de cultura do pequeno varejista para um modelo mais self-service, migrando seus pedidos e parte do relacionamento com o fornecedor para a plataforma sem esperar apenas pelas tradicionais visitas dos representantes de venda. Conforme explica o executivo, poderão ser feitas campanhas de marketing e divulgação, tanto digitais quanto em conjunto com as distribuidoras e os próprios representantes. Outra estratégia a ser adotada são promoções e condições de venda exclusivas pela plataforma para impulsionar ainda mais os pedidos feitos digitalmente e aumentar o ganho de escala que o canal digital pode trazer para toda a cadeia.

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