<< Voltar pra Home

Internacional



Smart & Final – Uma história de sucesso

6 de maio de 2013
 - 
14:47
 - 
Redação SuperHiper

Esta é uma história de atacadistas tradicionais, com início no século retrasado em 1871, que vão se juntando, comprando ou se fundindo, até se transformarem em 1923 em uma rede atacadista em autosserviço ou Cash & Carry com o nome de Smart & Final.

É também a história de uma rede que trilhou o seguinte caminho, quanto a seus formatos de loja: Atacadista Tradicional, Atacadista em Autosserviço, Atacadista de Conveniência, e se tornando agora uma Loja Depósito (Warehouse Store) ou como prefiro, Loja Depósito de Conveniência.
Esta é a atual proposta de vida da rede, dita por eles:

“Nossas lojas economizam seu tempo e dinheiro com localizações convenientes e por ser a menor e mais rápida Loja Depósito com características de Cash & Carry. É um formato de atacado em autosserviço de tamanho médio. Assim você entra e sai rapidamente. Além disso, nossos preços são de atacadista e nossa boa qualidade de produtos lhes traz valor sem cobrar qualquer taxa de associação.”

E a proposta continua:

“Nosso sucesso também está na linha de produtos com grande variedade de alimentos, todos os equipamentos necessários para o seu preparo, e tudo para a limpeza da sua cozinha, quer industrial, restaurante, quer residencial.”

As lojas tradicionais têm 1,5 mil m² de área de venda e operam 4 mil itens.
As lojas chamadas de Extra têm de 2,3 mil a 3,5 mil m² e operam cerca de 6 mil itens.

Conheçam os caminhos trilhados por eles.

– Tudo começou em Los Angeles em 1871 com um atacado de alimentos tradicional com o nome Hellman, Haas.
– Em 1889 Jacob Baruch comprou a parte de Herman Hellman e a empresa passou a se chamar Haas, Baruch.
– Em paralelo, em 1914 J.S. Smart e H.D. Final se associaram em uma empresa atacadista tradicional com o nome Smart & Final Wholesale Grocery.
– Após uma viagem a Ohio em 1923 trouxeram para a Califórnia o vitorioso conceito do autosserviço e criaram lojas com o conceito atacadista de Cash & Carry.
– O sucesso estava na localização das lojas próximas ao público-alvo e não em áreas rurais mais baratas, que é para onde iam os outros atacadistas.
– Em 1950 já operavam 65 lojas.
– Em 1953 a Smart & Final comprou a empresa Haas, Baruch e em 1980 já tinham 86 lojas.
– Os franceses do Casino compraram a empresa em 1984.
– Em 1995 já operavam 140 lojas nos EUA e no México,
– Em 2007 a empresa foi comprada pelo fundo Appollo Management
– No ano passado a empresa foi adquirida pelo fundo Ares Management
– Operavam também 8 lojas Sun Harvest e 31 Henry´s Farmer Market, mas em 2011 venderam todas para a rede Sprouts.
– Hoje, a rede tem como sócio majoritário este fundo e opera 235 lojas, sendo 149 Smart & Final, 34 Smart & Final Extra e 52 Cash & Carry tendo vendido o ano passado quase dois bilhões de dólares.

O motivo do seu sucesso está em seguir à risca sua proposta de vida, exposta acima, com formato, localização, layout, linha de produtos, foco e tudo o mais compatível com sua proposta.

São 138 anos de sucesso com o mesmo foco vencedor voltado para dar aos seus clientes satisfação e valor, por meio de preços baixos em Lojas Depósito com conveniência na localização, no tamanho e nos serviços como; planejamento de menus, ofertas especiais, e pedidos por fax, entre outros.

* Antonio Carlos Ascar é estudioso das tendências mundiais do varejo de autosserviço. Graduado e pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV (SP),  e  especialização em Empreendedorismo pela Babson College de Boston (EUA). É autor do livro Glossário Ascar de Termos Supermercadistas e do livro Distribuindo as Camisas. Por 31 anos foi diretor-executivo do Grupo Pão de Açúcar, implantou diversos formatos de loja como: Extra, Minibox, Superbox, Peg Faça, Express, entre outros. Atualmente é consultor e sócio diretor da Ascar & Associados, empresa de consultoria que atua na prestação de serviços a redes supermercadistas. Ascar é também consultor de varejo da Abras e articulista da revista SuperHiper, publicação Abras. www.ascarassociados.com.br

Clique aqui e confira o dicionário do setor.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Smart Market ABRAS 2024 acontece dia 9 de abril

Evento terá vários encontros conectados pelo desempenho, busca da excelência, eficiência, superação pessoal, profissional e empresarial; Não perca tempo! Inscreva-se…
Image

Santa Helena anuncia Leonardo de Santis como novo Diretor Comercial e de Marketing

Executivo chega para reforçar o corpo diretivo e ajudar a consolidar o plano de crescimento da companhia A Santa Helena…
Image

Rede Máximo lança quatro tipos de Ovos de Páscoa Premium

Produtos de marca própria têm ganhado cada vez mais espaço no mercado, por oferecer a combinação preferida dos consumidores: qualidade…
Image

Novas mídias atraem participação da indústria no aniversário do GBarbosa

Campanha ganhou reforço com ações de FOOH e digital sign assinado pela Cencosud Media, unidade de retail media Para comemorar…