Smart Market ABRAS discute liderança e cultura nos negócios do setor supermercadista

Parceria com Nielsen foi anunciada para participantes do evento e comunidades sobre as áreas mais cruciais para o setor serão permanentes

O Smart Market, iniciativa inédita da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) começou nesta quarta-feira (27) e reuniu líderes do setor para discussão e trocas de informações sobre o desenvolvimento e evolução do setor de varejo. Este é o primeiro encontro que conta com a participação de nove comunidades de profissionais de alta performance do setor supermercadista nacional. Cada comunidade fará um debate específico sobre temas como gestão de pessoal, marketing, tecnologia, expansão, obras e engenharia.

“O Smart Market é o início de uma nova era de prosperidade baseada no conhecimento para irmos juntos cada vez mais longe.”, destacou o presidente da ABRAS, João Galassi. “Já temos consagrado esse modelo de discussão do setor. Fizemos isso no ano passado com excelentes resultados práticos nas empresas, para atualização e conhecimento de soluções e de referências do mercado”, disse Galassi. “O objetivo é continuar e avançar com este trabalho de união com foco em estratégias a fim de fortalecer a cooperação entre os participantes do setor, ampliar o relacionamento com a comunidade e gerar melhores resultados. Isso traz um impacto positivo para toda a economia do país e, principalmente, para o consumidor”.

Composta por cerca de 40 painéis, o evento teve como primeiro tema a “Cultura e Liderança”, com a participação de nomes como, Luiz Coelho Coutinho, do Grupo Coutinho, Ederson Muffato, diretor do Grupo Muffato, Pedro Lourenço, do Supermercado BH, e Chalim Savegnago, do Savegnago Supermercados.

“Uma coisa fica muito clara para mim: o setor de supermercados é uma grande escola para o país. É o primeiro emprego e o caminho do aprendizado profissional de muitos brasileiros”, destacou Galassi.

Na sequência, foi apresentado o balanço do RAMA,  programa de rastreamento e monitoramento de alimentos. “O resultado do programa mostra que devemos reconhecer todo o trabalho da cadeia de abastecimento e ressaltar a segurança alimentar que o setor oferece aos consumidores.”, destacou o vice-presidente Institucional, Marcio Milan.

Já no segundo dia do evento (28), sessões discutiam a questão da inovação, desafios do setor e indicadores de melhores práticas, bem como o ecossistema do e-commerce, além de outros assuntos que ajudam a movimentar o setor. Após a plenária aconteceu o Prêmio Profissionais do Ano ABRAS, pensado para revelar os melhores profissionais em alta performance do setor supermercadista em 2022. Foram premiados os 19 melhores profissionais líderes no Brasil nas comunidades comercial, marketing, operações, tecnologia, pessoas, financeiro, jurídico e expansão, obras e engenharia, CEOs.

Parceria Nielsen

A NielsenIQ, empresa líder global no fornecimento de informações sobre o comportamento do consumidor, e a ABRAS apresentaram para os participantes do Smart Market uma parceria estratégica para lançamento da ferramenta Key Account Data com objetivo de estreitar relacionamento da indústria com o varejo.

A ferramenta vai fornecer informações sobre o desempenho de determinado produto em uma região ou cadeia de varejo específica. Com isso, a indústria poderá melhorar o processo de tomada de decisão em relação a volume de fornecimento e precificação, por exemplo.

“A indústria quer cada vez mais aprofundar esse relacionamento e o varejo precisa cada vez mais desta maior conexão para minimizar os desafios existentes nesse ambiente econômico mais complexo”, disse o diretor de Varejo da NielsenIQ, Roberto Butragueño, que lidera o projeto.

O Key Account Data (KAD), como a ferramenta é chamada, tem como visão ser uma linguagem comum entre indústria e varejo, com dados oficiais e imparciais da NielsenIQ, com recomendação da ABRAS para todos os seus associados. O objetivo é estreitar a parceria entre varejistas e indústrias em seus mais projetos em comum.

“Nossa base de dados está já completa e operacional. Tudo de forma simples fornecemos dados cruciais de região a região, varejista a varejista, loja a loja a loja e item a item”, afirmou Butragueño.

Para a ABRAS, a parceria estratégica possibilitará fortalecer todos os atores da indústria. “A aliança estratégica entre a ABRAS e a NielsenIQ traz para o varejo e para a indústria a informação no tempo, formato e linguagem que necessitam.”, destacou o presidente da Abras, João Galassi.

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