<< Voltar pra Home

Gente



Supermercados buscam talentos em TI para acelerar transformação digital

3 de maio de 2022
 - 
22:05
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “Supermercados buscam talentos em TI para acelerar transformação digital”

Varejistas como Albertsons e Walmart mudam seus processos de RH para atrair e reter talentos com viés tecnológico

A transformação digital do varejo vem provocando uma corrida das empresas por profissionais que, há pouco tempo, não estavam no mapa dos processos de recrutamento & seleção.

É o caso da área de TI: cada vez mais, os supermercados precisam se adaptar para contratar desenvolvedores, especialistas agile e outros profissionais que estão bem distantes do perfil tradicional das empresas.

A grande questão é que, nessa busca por profissionais de tecnologia para acelerar a transformação digital dos negócios, os supermercados precisam competir por talentos com empresas como Google, Facebook e Microsoft.

Por isso, muitas empresas estão revendo não apenas seus processos de contratação, mas toda a jornada de RH dos colaboradores. Afinal de contas, a requalificação profissional também pode ser um caminho importante para contar com uma força de trabalho adaptada às necessidades de um futuro digital.

Para o Walmart, que pretende ampliar seu time de tecnologia em 25% nos próximos anos, um caminho importante para atrair e reter talentos é deixar muito claro o que se espera de cada profissional – o que começa no título da vaga e passa por informar em que projetos os colaboradores irão se engajar inicialmente. “As pessoas entram nas empresas por causa dos projetos que vão desenvolver e dos problemas que irão resolver”, afirmou Anthony Soohoo, VP Executivo da divisão Casa do Walmart US, durante o Shoptalk, no mês passado nos EUA.

Na rival Albertsons, o caminho tem sido ligeiramente diferente: priorizar o crescimento individual de cada colaborador, na expectativa de que, se as pessoas encontrarem caminhos para se desenvolver, continuarão na empresa. Isso inclui o desenvolvimento de treinamentos formais e informais para ampliar as responsabilidades e experiências das equipes. Outro ponto importante é fazer os profissionais entenderem as mudanças que estão acontecendo na empresa. “Precisamos ter certeza de que as pessoas não estão ficando para trás nesse processo de transformação que tem ocorrido”, afirma Chris Rupp, VP Executivo e Chief Customer and Digital Officer da varejista.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Gomes da Costa celebra 70 anos com três lançamentos exclusivos

Edição limitada, e com sabores exclusivos, chega em embalagem comemorativa e já pode ser encontrada em todo o Brasil A…
Image

Grupo Pão de Açúcar leva retail media para as gôndolas de suas lojas

Rede supermercadista criou uma área específica para atender essa demanda; crescimento na receita de publicidade foi de 80%, comparado a…
Image

MG: estação de Metrô ganha nome do Supermercados BH

Acordo de Naming Rights foi fechado com a concessionária responsável pelo Metrô de Belo Horizonte A nova concessionária responsável pelo…
Image

Supermercados da Austrália podem ter vida mais difícil

Autoridade antitruste do país pode ganhar mais poderes na punição a aumentos de preços considerados injustificados Por Renato Müller Os…