<< Voltar pra Home

Internacional



Uma rápida história do pai hipermercado

3 de maio de 2021
 - 
19:31
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “Uma rápida história do pai hipermercado”

Engana-se quem acha que o primeiro hipermercado do mundo foi o Carrefour de Saint-Geneviève-des-bois, na França, inaugurado em 15/6/1963, com 2.500 metros quadrados de área de vendas. Na verdade, desde 6/6/1962 já havia um e era um hipermercado nos Estados Unidos. Por coincidência o conheci muito bem em 1968, quando fiz um estágio nessa loja, em Michigan. Veja a história dessa rede pioneira:


1934

Durante a Grande Depressão americana, um modesto barbeiro, Hendrik Meijer, em Greenville, Michigan, vislumbrou uma oportunidade. Junto com seu filho de 14 anos, Fred, abriu uma mercearia, o Meijer’s Grocery.

1938
A Depressão ainda persistia, mas eles conseguiram comprar seus primeiros carrinhos de compras, a mais recente inovação nos supermercados.

1941
A segunda loja Meijer surge em Cedar Springs, Michigan. Em 1945, metade de todos os membros da equipe Meijer era mulheres, como consequência da Segunda Guerra mundial.


1954

Aceleram e melhoram o trabalho nos check-outs, utilizando correias transportadoras automatizadas, novidade para a época

1962

Meijer abre seu primeiro hipermercado chamado Thrifty Acres. Uma loja de alimentos e mercadorias em geral que permitia ao cliente comprar tudo o que precisava em apenas uma viagem. Foi o nascimento do supercenter, ou hipermercado, e o trampolim para um formato que se transformaria em um fenômeno mundial do varejo.

   

1969
As lojas da área de Grand Rapids começam a abrir aos domingos, e são seguidas por todas as lojas da região.

1981
Meijer abre loja no vizinho estado de Ohio.

1988
Muitas lojas começam a abrir 24 horas por dia e 364 dias por ano. O número delas chega a 50.

1994

Meijer abre sua primeira loja no estado de Indiana.

1999
Entra em Chicago com uma loja em BolingBrook.

2006

Meijer lança seu programa de medicamentos controlados, projetado para beneficiar pelo menos meio milhão de clientes Meijer em todas as suas 176 farmácias.

2010

Desenvolve um programa de cupom digital gratuito para ajudar os compradores inteligentes e que buscam ofertas sem precisar cortar, imprimir ou apresentar um cupom no check-out.


2012

Comemora seu 50º aniversário como o idealizador do supercenter, o nosso hipermercado.

2013

Abre sua loja de número 200 em Swartz Creek, Michigan, e em seguida um hipermercado em Detroit.


2015

Entra no seu sexto estado abrindo quatro lojas em Wisconsin. O “Thrifty Acre” original foi o primeiro supercenter do país. A Comissão Histórica de Michigan, “The Michigan Historical Commission”, reconhece a rede como a pioneira por ter feito história com as lojas de supercenter, as chamadas “Thrifty Acres”.

Fonte: site da rede          

Antonio Carlos Ascar é estudioso das tendências mundiais do varejo de autosserviço. Graduado e pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV (SP), e especialização em Empreendedorismo pela Babson College de Boston (EUA). É autor do livro Glossário Ascar de Termos Supermercadistas e do livro Distribuindo as Camisas, (à venda no site www.mercadolivre.com.br). Por 31 anos foi diretor executivo do Grupo Pão de Açúcar, implantou diversos formatos de loja como: Extra, Minibox, Superbox, Peg Faça, Express, entre outros. Atualmente é consultor e sócio diretor da Ascar & Associados, empresa de consultoria que atua na prestação de serviços a redes supermercadistas. Ascar é também palestrante internacional, consultor de varejo da Abras e articulista da revista SuperHiper, publicação da Abras. www.ascarassociados.com.br.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Reckitt Comercial Brasil anuncia Frederico Gonçalves como novo Gerente Geral

Formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp, executivo possui 25 anos de experiência na indústria de Bens de Consumo e Varejo…
Image

Grupo Pereira abre 2000 vagas de emprego para pessoas 50+

Processo seletivo é voltado para diversos cargos disponíveis em seis estados e no Distrito Federal; as inscrições podem ser feitas…
Image

Consumidor quer supermercado tech – pero no mucho

Estudo mostra que clientes gostam de automação no checkout e nos processos de pagamento, mas revela desconforto com recomendações personalizadas…
Image

Retail Media Show 2024: inovações e desafios no varejo digital foram os temas do 2º dia do evento

Ao todo, o último dia da segunda edição do encontro contou com sete paineis, que abordaram diversos aspectos, desde do…