<< Voltar pra Home

Internacional



A onda grisalha

4 de outubro de 2016
 - 
18:22
 - 
Redação SuperHiper

O mundo está iniciando uma nova etapa, a da “onda grisalha”. A população acima de 60 anos forma o grupo etário que mais cresce no planeta. Dos atuais 900 milhões de “velhinhos” passaremos a ter, em 2030, cerca de 1,4 milhão, portanto um acréscimo de 16%. Mas, tratá-los como velhos pode ser a receita certa para o fracasso.


Só mais recentemente o varejo começou a se preocupar e se ocupar com eles. Estudo conduzido pela Mckinsey Global Institute aponta que um dos poucos motores do crescimento da atual e empacada economia mundial é este grupo etário que vem ganhando cada vez mais importância para o varejo mundial. Eles estão com a corda toda.


Outros estudos indicam que na terceira idade as pessoas se interessam mais em adquirir experiências agradáveis com viagens, estudos, convívios enriquecedores, bom local para compras entre outros, ao invés de ter posses materiais.

Estudando e conhecendo melhor este segmento consumidor, as empresas começam a mudar seus produtos e serviços para adaptá-los ao que buscam e querem, tais como:


– Celulares com tela e teclas maiores.
– Aulas gratuitas para que conheçam todos os aplicativos.
– Fraldas geriátricas que se parecem com roupas de baixo.
– Redução da altura das gôndolas nos supermercados.
– Uso de carpetes antiderrapantes em algumas áreas da loja.
– Ter sempre um check-out exclusivo para idosos.
– Etiquetas de preço nas prateleiras com letras e números maiores.
– Embalagens menores e com menos produto.
– Linha de produtos saudáveis e adequados à terceira ou melhor idade.

Estas são as mudanças que já estão acontecendo nesse primeiro estágio dessa revolução. Este grupo formará o maior e mais abastado contingente de aposentados da história e com tempo disponível para circular pelas lojas e comprar.
Comece já a se ocupar e aprender como cuidar melhor de seus “velhinhos” que em 2030 chegarão a representar quase 17% da população mundial.

Adaptado da revista The Economist (1/10/2016)


*Antonio Carlos Ascar é estudioso das tendências mundiais do varejo de autosserviço. Graduado e pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV (SP), e especialização em Empreendedorismo pela Babson College de Boston (EUA). É autor do livro Glossário Ascar de Termos Supermercadistas e do livro Distribuindo as Camisas, (à venda nos sites www.submarino.com.br e www.extra.com.br). Por 31 anos foi diretor executivo do Grupo Pão de Açúcar, implantou diversos formatos de loja como: Extra, Minibox, Superbox, Peg Faça, Express, entre outros. Atualmente é consultor e sócio diretor da Ascar & Associados, empresa de consultoria que atua na prestação de serviços a redes supermercadistas. Ascar é também consultor de varejo da Abras e articulista da revista SuperHiper, publicação da Abras. www.ascarassociados.com.br

Clique aqui e confira o dicionário do setor.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Smart Market ABRAS 2024: painel Comunidade Expansão, Obras e Engenharia promete ótimos insights

Tempo de planejamento e execução de obras e questões ligadas a sustentabilidade, foram alguns dos temas abordados pelos participantes na…
Image

Grupo Koch inaugura loja Komprão em Palhoça (SC)

Com 9,5 mil m² de área construída e estacionamento com 273 vagas, empreendimento possui iluminação natural e reaproveitamento da água…
Image

Páscoa: consumo de produtos sazonais cresce 11% em volume

35% dos consumidores costumam ir aos supermercados até a véspera da data para completar a cesta e buscar promoções de…
Image

Abrasmercado registra alta de 0,79% em fevereiro

Carne bovina (dianteiro e traseiro) e pernil registraram queda nos preços O Abrasmercado – indicador que mede a variação de…