Amazon aumenta foco no setor de supermercados

Varejista reforça expansão dos formatos Fresh e Go, estimulada por avanço de 17% nas vendas

Os números do primeiro trimestre de 2022 mostram que uma grande transformação vem acontecendo na Amazon, maior varejista online do mundo. A empresa disse que seu faturamento avançou 7% na comparação anual, para US$ 116,4 bilhões. Excluindo os efeitos das variações cambiais, o crescimento foi de 9% sobre o primeiro trimestre de 2021.

Enquanto as vendas online recuaram 3%, para US$ 51,1 bilhões, as vendas em lojas físicas, incluindo as bandeiras supermercadistas Whole Foods, Amazon Fresh e Amazon Go, avançaram 17% na comparação anual, para US$ 4,6 bilhões. Com isso, a empresa completou quatro trimestres seguidos de expansão de dois dígitos nas vendas em seus supermercados.

O crescimento consistente das vendas de alimentos fez com que a Amazon anunciasse, há poucos meses, o fechamento de suas lojas físicas não alimentares (Amazon Books, Amazon 4 Star e lojas pop up) e colocasse o pé no acelerador na abertura de supermercados. No primeiro trimestre, foram 8 novas lojas Amazon Fresh, sendo uma delas a primeira loja “carbono zero” do mundo, além de uma Amazon Go de grande superfície.

O conceito Just Walk Out (lojas sem checkout) também foi implementado em duas unidades Whole Foods e em pontos de venda de outras redes, como a WHSmith no aeroporto de La Guardia, em Nova York.

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