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Tecnologia



Quatro benefícios de contar com um BI em seu e-commerce

7 de julho de 2021
 - 
22:02
 - 
Redação SuperHiper
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Analisar o comportamento do seu consumidor, criar ações mais assertivas de marketing digital, melhorar a gestão do estoque, a facilidade de criar uma estratégia omnichannel

*Conteúdo oferecido por Bluesoft

Analisar os dados relacionados ao seu e-commerce é uma das maneiras que você possui para melhorar a sua loja online. Afinal, com essas informações, você consegue descobrir se a experiência de compra do seu cliente está adequada, entender a taxa de desistência de compras, entender como está a taxa de conversão de visitas em vendas e muitos outros indicadores que, bem trabalhados, podem fazer uma diferença incrível no crescimento e lucratividade do canal

E, com o aumento das compras em e-commerces (só no primeiro trimestre de 2021, tivemos um aumento de 57,4% em relação ao primeiro trimestre de 2020), um dos diferenciais que o varejista pode ter ante seus concorrentes é o de ser mais atrativo e oferecer ao seu cliente uma experiência mais fluída de compra.

Logo, além de investir em UX (experiência do usuário), o varejista pode se beneficiar muito ao utilizar uma ferramenta de B.I., porque com ela será possível extrair insights importantes para auxiliar o seu e-commerce a mudar de patamar e ganhar cada vez mais competitividade.

Com uma plataforma de B.I. integrada ao e-commerce, é possível analisar o comportamento do seu consumidor, desde a sua entrada, até a sua compra ou saída do seu site. Por qual página ele entrou? Foi através de busca orgânica ou através de tráfego pago? Veio de uma rede social? Por quanto ele permaneceu navegando antes de sair do site? Incluiu itens no carrinho de compras? Fez o pagamento ou abandonou o carrinho?

Além disso, contar com dados de tudo o que acontece em seu ambiente online, é uma ótima forma do varejista otimizar seus investimentos e conhecer o seu público. Afinal, a ferramenta de B.I. fornece informações como, por exemplo, as preferências de compra; horários com maior acessos no site; ticket médio; entre outras informações.

E, se nós temos cada vez mais informações sobre os consumidores com o B.I., é mais plausível criar ações de marketing digital mais assertivas. Isso acontece porque com esses dados, é possível cruzar dados com as vendas das lojas e criar ações que equilibram as preferências do shopper com os estoques da empresa.

Dessa forma, é possível criar melhores campanhas e até mesmo descontinuar certos produtos do e-commerce, uma vez que a saída deles esteja muito baixa.

Outro benefício que você pode ter ao contar com uma ferramenta de B.I. é a de melhorar a gestão do seu estoque, que ficará mais assertiva e produtiva. Descobrir o que os clientes mais buscam e entender quando é a maior saída desses produtos, preparando-se para evitar rupturas.

Outra análise importante a ser feita é do resultado das campanhas, ofertas e promoções do canal online. Entender o que funciona melhor com seus consumidores, assim como também entender não funciona. A partir desses dados pode-se começar um processo de melhoria contínua para criar campanhas mais efetivas que encantem seus consumidores ao passo que gera o resultado que você procura.

E, para fechar os benefícios, não podemos deixar de falar da possibilidade de auxiliar você a criar uma estratégia omnichannel com o uso do B.I. em seu e-commerce.

Afinal, se o varejista, por exemplo, quer integrar as suas vendas online e offline, oferecendo mais comodidade para o seu consumidor, ao contar com uma plataforma de B.I., isso se torna mais plausível, uma vez que a gestão do e-commerce, se possível, deve ocorrer no mesmo ERP da loja física.

Vale destacar também que o Omnichannel faz com que o cliente seja o centro das atenções em todas as etapas de venda. Abrangendo desde a concepção do produto ou serviço até o pós-venda.

Sua influência é crucial para facilitar o bom atendimento ao cliente. Porém, vale destacar que seus atendentes precisam estar mais preparados do que nunca para não falhar nesse quesito.

Um dos objetivos do Omnichannel é fazer com que o cliente tenha uma visão positiva e homogênea da empresa. Por isso, tão importante quanto ser omnichannel, é ter um atendimento multicanal de qualidade, isso eleva a percepção de valor do seu cliente, que, se bem atendido, a tendência é que ele retorne sempre para seu supermercado para realizar suas compras, seja online ou offline.

Analisar o comportamento do seu consumidor, criar ações mais assertivas de marketing digital, melhorar a gestão do estoque, a facilidade de criar uma estratégia Omnichannel. Esses são somente alguns dos benefícios que contar com uma plataforma de B.I. em seu e-commerce fornece para o varejo.

Por isso que reforço nesse artigo, a importância do varejista contar com mais tecnologia em sua loja, isso permite trabalhar com uma base de dados sólida e com previsibilidade em seu negócio, o que é importantíssimo para seu crescimento. E mais importante do que ter a solução à disposição é transformar o uso dos dados em parte da cultura da empresa e rotina dos profissionais. Caso contrário será como pagar a academia sem frequentá-la, um erro óbvio, mas que infelizmente, assim como na contratação de tecnologia, não é incomum.


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