Salgadinhos para todos os momentos

Explorar a sazonalidade é uma importante estratégia para incrementar as vendas da categoria. Ao longo do calendário promocional do varejo, muitas são as oportunidades de promover salgadinhos no PDV

*Oferecido por PepsiCo

Categoria de alto giro e que movimenta R$ 14,5 bilhões no varejo ao ano, segundo dados da Euromonitor, salgadinhos tem presença garantida nos carrinhos dos consumidores. Suas vendas, inclusive, podem ter melhor desempenho por meio de estratégias voltadas às principais datas sazonais que integram o calendário promocional do varejo.

Vale, portanto, explorar essas ocasiões para promover um produto que detém forte apelo de indulgência e traz rentabilidade e bons resultados.

A próxima grande temporada de vendas será a Black Friday, que acontece na última semana de novembro. Essa ocasião impulsiona a categoria tanto nas lojas físicas quanto no e-commerce, pois, neste período, o shopper está buscando produtos atraentes e está mais suscetível a comprar produtos indulgentes. No ano passado, para ser ter uma ideia, quase 60% dos internautas brasileiros compraram algo na Black Friday. Promover ações específicas, como combos, promoções, packs e banners digitais, são alternativas que prometem trazer bons resultados.

Próximo a esse grande momento para o varejo está o Natal. Dentro do mix típico desta temporada está a batata palha, cujas vendas crescem 7% nesse período, se comparado aos demais meses do ano, segundo dados da Nielsen. Uma dica para capturar o potencial desse momento é realizar o cross merchandising com categorias consumidas na ceia natalina, promover exposições adicionais pela loja e posicionar o segmento no setor de molhos e condimentos. Tudo isso ajuda a ampliar a visibilidade em um momento em que as famílias se reúnem, justamente, para compartilhar refeições.

E considerando que as festas de final de ano acontecem no começo do verão, a estação mais quente do ano também é um período extremamente propício para promover salgadinhos nos supermercados. Afinal, parte da estação é marcada pelas férias escolares e por viagens familiares, o que potencializa a busca por indulgência e praticidade da categoria.

Durante o verão, o consumo de snacks cresce quatro vezes e, nas cidades litorâneas, as vendas da categoria chegam a crescer até 25% nesse momento, de acordo com a Kantar. Já nas demais regiões do País, o consumo também aumenta e é por isso que a visibilidade e abastecimento correto nas lojas são tão importantes. Os salgadinhos devem estar expostos em pontos extras e áreas de grande fluxo de pessoas dentro da loja. Explorar lançamentos e promover tabloides especiais também são uma grande aposta.

Outra sazonalidade importante da categoria é o período das festas juninas. Nesta ocasião, quem assume o protagonismo é o segmento de aperitivos, como foco em amendoins, que tem suas vendas incrementadas em 9%, segundo a Nielsen. Além disso, os salgadinhos de milho, os extrusados, também têm muita similaridade com a ocasião. Esses segmentos devem estar expostos em cross com categorias correlatas e em exposições diferenciadas que gerem visibilidade.

E não é apenas nestas grandes temporadas de vendas para o varejo que os salgadinhos podem ser mais bem explorados. Há um grande aliado desta categoria que possui uma agenda permanente no País, que é o futebol. Segundo a Nielsen, metade dos brasileiros se declaram fãs desse esporte e as transmissões dos jogos são um momento muito propício para o consumo.

Com a bola rolando, o segmento de amendoim é muito consumido por ter um fator cultural. Já as batatas para o público adulto também fazem parte dos petiscos mais consumidos por quem assiste aos jogos. Estar atento ao calendário dos jogos, especialmente de partidas importantes e decisivas, é imprescindível para realizar ações no PDV, como cross merchandising com categorias de bebidas, por exemplo. Outros esportes também devem ser explorados, inclusive campeonatos de vídeo game.

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