Varejista alemã reinventa supermercados com uso de robôs

TYPY desenvolve loja 100% automatizada com funcionamento 24 horas, personalização do relacionamento com o cliente e elevado uso de tecnologia

Nos últimos dois anos, diversos formatos de loja foram desenvolvidos para lidar com as novas demandas dos consumidores em meio à pandemia. Muitos desses novos conceitos indicam caminhos para aumento de eficiência e produtividade do varejo. É o caso da TYPY, na cidade alemã de Düsseldorf.

Oferecendo uma experiência de compra futurista, em que recursos robóticos não se limitam aos bastidores, a TYPY nasceu em novembro de 2020, quando a ideia de permitir uma compra sem contato humano ganhava tração em meio à segunda onda da pandemia. O objetivo era oferecer uma opção eficiente e sem contato, com uma forte curadoria de itens de necessidade diária e de conveniência – incluindo refeições preparadas por chefs, itens de entretenimento e produtos essenciais para a casa.

Desde o início, a TYPY definiu seu negócio com base em uma operação sustentável, implementando embalagens com menos impacto ambiental e fazendo parcerias com fornecedores locais para reduzir a pegada de carbono da logística. Mas o principal destaque da loja está no uso de tecnologia.

Os consumidores podem fazer pedidos pelo aplicativo da marca ou em quiosques dentro da loja física. Robôs fazem a separação dos produtos em questão de segundos e disponibilizam os pedidos para retirada em lockers no PDV. Quando o pedido é feito na loja física, o pagamento é feito no celular, sem caixas ou uso de dinheiro.

Na avaliação da consultoria McMillan Doolittle, que considera a TYPY um exemplo relevante de inovação focada no consumidor e no aumento da eficiência operacional do varejo, essa é uma solução para as necessidades e o estilo de vida de consumidores urbanos com uma vida corrida. A loja usa tecnologia para oferecer mais conveniência para os clientes, ao mesmo tempo em que aproveita a demanda por produtos de alta qualidade, sustentáveis e de fornecedores locais/regionais. “O conceito da TYPY define novos padrões de conveniência e digitalização do varejo”, afirma a consultoria.

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