<< Voltar pra Home

Negócios



84% declaram que irão gastar mais este ano na Black Friday

23 de novembro de 2021
 - 
22:09
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “84% declaram que irão gastar mais este ano na Black Friday”

Estudo da SBVC revela que a maioria dos brasileiros pretendem aproveitar as promoções antes mesmo da sexta-feira

74% dos consumidores pretendem aproveitar alguma oferta, antes da data oficial da Black Friday. Essa é uma das descobertas do estudo “Black Friday no varejo brasileiro” – 4ª edição, desenvolvido pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) em parceria com a Offerwise, que faz uma radiografia dos principais hábitos de compra, intenção de compra e opiniões em relação a Black Friday.

Devido aos altos preços que o país vem enfrentando por conta da pandemia, a Black Friday é vista como oportunidade de comprar, deixando o consumidor mais otimista e animado. 100% dos entrevistados pretendem se arriscar nas promoções esse ano e pretendem gastar em média R$2.310,40. Em 2020 a intenção de gasto médio (compras on e off-line) dos consumidores na data foi de R$1.728,12. A maioria das compras estão destinadas a uso próprio e a preferência é por: Eletrônicos (68%), Vestuário (61%) e Eletrodomésticos (47%).

O estudo mostra que 59% concordam que a Black Friday é uma data para encontrar produtos de coleções anteriores ou que estão fora de linha, porém 60% acreditam que irão encontrar produtos de lançamento. A data está consolidada no país, e aos poucos os consumidores passam a ver vantagens de comprar (92%) na Black Friday, e acreditam (86%) nas promoções da data. Para todos os atributos pesquisados foram considerados uma escala de 1 a 4, sendo 1 concordo totalmente e 4 discordo totalmente, e analisados conforme a soma de “Top2Box” (1+2).

O canal online é a principal fonte de pesquisa de preços, sendo que 96% dos entrevistados irão pesquisar antes de realizar a compra na data, principalmente em sites de busca (80%), sites de lojas próprias (66%), e redes sociais (47%). Assim como a busca por informações é online, o e-Commerce (34%) se sobressai quando comparado com lojas físicas (10%) no processo da compra, porém a maioria utiliza os dois canais para fazer suas compras (57%).

Para Eduardo Terra, Presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), “Teremos uma Black Friday diferente. Um consumidor com uma intenção maior de compra e um novo varejo que utiliza de diversas ferramentas digitais para atrair o seu público, além da complexidade que a crise da pandemia trouxe para os dias atuais. ”

Método da pesquisa:

O estudo entrevistou 600 consumidores em todo o país, e teve como objetivo quantificar aspectos relacionados aos hábitos de compra, intenção de compra e opiniões em relação a Black Friday, visando entender o impacto dessa data para o varejo brasileiro.

Disponível no site:

A íntegra do estudo está disponível no site da SBVC: 
https://sbvc.com.br/estudo-4a-edicao-black-friday-no-varejo-brasileiro-2021-sbvc/

Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Retail Media Show 2024: inovações e desafios no varejo digital foram os temas do 2º dia do evento

Ao todo, o último dia da segunda edição do encontro contou com sete paineis, que abordaram diversos aspectos, desde do…
Image

Grupo Koch inaugura loja Komprão em São João Batista (SC)

Com 7,1 mil m² de área construída e estacionamento com 235 vagas, empreendimento possui iluminação natural e reaproveitamento da água…
Image

OXXO e Fanta trazem loja conceito e lançam a Fanta Pac-Man

Localizada em Guarulhos, a unidade receberá um conceito visual que remete aos “arcades” da década de 80 O OXXO, rede…
Image

Abrasmercado: preços do arroz, do óleo de soja e da farinha de trigo recuam em março

Após sete altas consecutivas, o preço do arroz caiu 0,90% em março, na média nacional. A queda mais expressiva do…