Assaí reforça trainees para as 78 novas lojas até 2023

O Assaí Atacadista investe na capacitação de colaboradores com o programa de trainee que ajuda na identificação, retenção e desenvolvimento de funcionários de loja para atuarem como subgerente na empresa, diante a expansão dos próximos três anos

Colaboradores do Assaí Atacadista já podem participar do Programa Trainee de Operações (PTO) em sua décima primeira edição. Diferente dos projetos tradicionais existentes no mercado, o PTO é exclusivo para os funcionários da empresa.

A Rede Assaí Atacadista conta hoje com mais de 50 mil colaboradores, presentes nas cinco regiões do país. Até o final do ano, vai abrir mais dez mil postos de trabalho para a expansão orgânica da marca que prevê a inauguração de 28 lojas em 2021.

Até 2023, serão mais 25 unidades por ano, totalizando 78 novos atacarejos. Toda a seleção da companhia é feita 100% de forma online por conta da pandemia.

O treinamento no PTO tem por objetivo oferecer aos participantes oportunidades para fortalecer suas habilidades técnicas, conhecimento do negócio e de competências de liderança, essenciais aos desafios da posição de liderança.

De acordo com Sandra Vicari, Diretora de Gestão de Gente e Sustentabilidade do Assaí, promover o programa de trainee é motivo de orgulho e está em linha com a cultura da companhia que visa sempre fomentar o crescimento de seus colaboradores no Assaí.

Por meio da iniciativa, a empresa consegue desenvolver colaboradores para que possam atuar como subgerentes nas lojas no curto e médio prazo em linha com a forte expansão da marca.

“Acreditamos que, ao invés de trazer pessoas de fora para as vagas gerenciais, podemos investir na capacitação daqueles que já estão no dia a dia do Assaí para que possam ocupar esses postos”, diz.

Até a edição de 2020, foram 401 funcionários aprovados pelo programa de trainee de operações, que se tornaram subgerentes de lojas ainda mais preparados e engajados para crescer junto com a companhia.

Klébio Paiva de Moraes é um dos exemplos, participante do programa trainee de operações de 2020, em janeiro, já assumiu o posto de subgerente da unidade do Assaí em Serra Telhada (PE). “O programa de trainee é uma ótima porta de entrada para crescer na empresa”, afirma. Com 44 anos de idade, Klébio entrou na companhia em 2017 e atuou por quatro anos na unidade de Campina Grande, onde começou como operador de empilhadeira.

“Logo no início, meu gerente sugeriu que eu me inscrevesse no trainee, mas eu estava no sexto período do curso de direito e sabia que não conseguiria me dedicar da forma que eu gostaria”, explica. Ao entrar no oitavo período do curso, resolveu se inscrever no trainee.

A decisão de participar do trainee foi feita em conjunto com a família, pois sabia que haveria a possibilidade de mudar para qualquer lugar do Brasil. “Conversei com minha esposa e meus filhos, porque só participaria se eles estivessem dispostos a essa mudança”, diz.

Com o curso de direito concluído em dezembro, foi realocado em Serra Telhada (PE) como subgerente da unidade pelo programa trainee de operações. “Eu recomendo o trainee a todos, principalmente se você gosta do que você faz”.

Quem pode participar do PTO do Assaí?

– O colaborador que está há três meses na companhia;

– Ter disponibilidade para mudanças, ensino médio completo;

– Qualquer idade, não há restrição;

O programa possui uma detalhada trilha de desenvolvimento que inclui treinamentos práticos e teóricos online com duração de 12 meses, além de contar com ferramentas de acompanhamento e apoio de um tutor, que segue o trainee e o orienta ao longo da jornada.

Posts Relacionados

Fique por dentro de nossas novidades