BRF prioriza o bem-estar animal na cadeia produtiva

Companhia firmou compromissos globais para adotar ações robustas em melhores práticas de maneira integrada

A BRF vem atuando para transformar positivamente toda a sua cadeia de produção com melhores práticas em bem-estar animal que envolvem produtores, parceiros e colaboradores.  A Companhia conta com diversos compromissos públicos relacionados ao tema e metas específicas para avançar cada vez mais em seus processos, de forma integrada, abrangente e transparente – com dados disponíveis em seção dedicada do site Global: https://www.brf-global.com/sustentabilidade/bem-estar-animal/

“As ações de bem-estar animal da BRF estão alinhadas ainda com as melhores práticas globais, com o estabelecimento de padrões para assegurar nossos processos. A BRF segue ainda parâmetros nacionais e internacionais, O bem-estar animal está inserido no Sistema de Excelência Operacional (SEO) no pilar de Sustentabilidade da Companhia. Também adotamos padrões de certificações renomadas, como GLOBAL G.A.P. (CFM e IFA) e Certified Humane, que são aplicadas à criação e ao abate de animais”, conta Mariana Modesto, diretora de Sustentabilidade da BRF.

No final de 2020, a BRF anunciou uma série de metas e compromissos públicos pelo Bem-estar Animal, que visa garantir melhor qualidade de vida das aves e suínos que fazem parte de sua cadeia produtiva. Anteriormente, de forma pioneira assumiu publicamente a aquisição de ovos somente de galinhas cage-free (galinhas criadas livres de gaiolas) para uso como ingrediente em seus processos industriais e a transição do sistema de alojamento coletivo para matrizes suínas. O compromisso para uso de ovos cage-free, com prazo firmado até 2025, foi antecipado em cinco anos nas operações do Brasil e, desde o ano passado, a Companhia utiliza apenas ovos provenientes de galinhas livres de gaiolas em seus produtos industrializados que levam essa proteína na formulação.

Em 2021, a área passou a fazer parte da nova vice-presidência de Institucional, Reputação, Instituto BRF e Sustentabilidade (IRIS), expandindo na reestruturação da gestão corporativa. Também, em 2021, foram criadas a Diretoria de Sustentabilidade e a Gerência de Bem-estar Animal, com equipe formada por médicos veterinários e zootecnista totalmente dedicados às tratativas e avanço da temática, demostrando a importância do tema na Companhia.

Monitoramento, controle e gestão são alinhados em toda a cadeia produtiva. As práticas que garantem o bem-estar animal são aplicadas em toda a produção da Companhia e estendidas aos produtores integrados responsáveis pela criação dos animais. A BRF vem consolidando o uso da ferramenta de Matriz de Conformidade em bem-estar animal e tem como base o atendimento à legislação nacional e protocolos internacionais vigentes, especialmente para os processos de abate de suínos e aves, além da produção agropecuária de suínos de campo, frangos e perus de corte. Dessa forma, as unidades realizam autoavaliações mensais nos principais requisitos de BEA.

Compartilhe esta noticia!

Posts Relacionados