<< Voltar pra Home

Negócios



Cencosud Brasil busca IPO para fusões, expansão orgânica e do e-commerce

3 de setembro de 2021
 - 
00:47
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “Cencosud Brasil busca IPO para fusões, expansão orgânica e do e-commerce”

O grupo chileno Cencosud é uma das maiores redes varejistas da América Latina, com presença no Chile, Argentina, Brasil, Colômbia e Peru

A Cencosud Brasil Comercial, do grupo varejista chileno Cencosud, protocolou na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) minuta de prospecto preliminar para a realização de oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês). A oferta será apenas de ações primárias (novos papéis) ordinárias.

O IPO será realizado no Brasil, por meio da instrução nº 400 da CVM, com esforços de colocação no exterior. Os bancos coordenadores são Itaú BBA, Bank of America, J.P. Morgan, Bradesco BBI e Santander.

Conforme o documento, os recursos líquidos provenientes da oferta serão destinados para realização de potenciais operações de fusões e aquisições (M &A); abertura de novas lojas e reforma de lojas já existentes; e realização de investimentos para alavancar o e-commerce e a plataforma de CRM e logística.

No documento, a companhia informa que o Grupo Cencosud começou como um mercado de autosserviço no Chile em 1963 e foi crescendo e se expandido, instalando-se em outros países. Atualmente, é uma das maiores redes varejistas da América Latina, com presença no Chile, Argentina, Brasil, Colômbia e Peru, além de ter um escritório comercial na China.

“O grupo reúne supermercados, home centers, lojas de departamento, serviços financeiros e shopping center, e alcançou US$ 14 bilhões de vendas em 2020”, diz a minuta.

A rede no Brasil

O Grupo Cencosud começou a atuar no Brasil em 2007, quando adquiriu o GBarbosa, uma das principais redes de supermercados do Nordeste, com mais de 70 lojas nos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Pernambuco e Sergipe, além de farmácias e lojas de eletrodomésticos.

Ainda em 2007, a companhia adquiriu o Mercantil Rodrigues, atacado localizado em Salvador (BA). Em 2010, comprou o Bretas, criado em 1954, no interior de Minas Gerais, que conta com lojas de super/hipermercados e postos de combustíveis nos Estados de Goiás e Minas Gerais. Também em 2010, a Cencosud adquiriu mais um grupo no Nordeste, o grupo Perini, rede de delicatéssens de Salvador.

Em 2012, ingressou no mercado do Rio de Janeiro por meio da aquisição da rede de supermercados Prezunic, com unidades no centro e na região metropolitana do Rio de Janeiro.

Em março de 2021, a companhia inaugurou sua primeira unidade SPID35 no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro. A bandeira foi projetada para entregar produtos de conveniência de supermercados na porta de casa em 35 minutos, explica a companhia.

“Com planos de expansão para outras cidades brasileiras, SPID35 já é uma realidade no Chile, sede do Grupo Cencosud, desde janeiro de 2021 e também segue em processo de implementação no Peru, Colômbia e Argentina.”

Ainda de acordo com a minuta do prospecto preliminar, o Cencosud Brasil teve lucro líquido R$ 39 milhões no segundo trimestre deste ano, ante prejuízo de R$ 30 milhões no mesmo período de 2020. A receita líquida consolidada foi de R$ 2,032 bilhões, praticamente estável (-0,1%) na mesma comparação.

Fonte: Por Eulina Oliveira, Valor


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Alego realiza sessão solene em celebração aos 50 anos da Agos

Representantes do setor supermercadista de Goiás foram homenageados com a entrega do Certificado do Mérito Legislativo Supermercadistas goianos, personalidades do…
Image

Rede francesa se transforma para atrair os mais jovens

Auchan Retail troca seus hipermercados por lojas de proximidade para atrair a Geração Z O mundo e os hábitos de…
Image

Grupo Passarela anuncia abertura de loja em Teutônia, Rio Grande do Sul

Unidade que pertencia à cooperativa Languiru contará com mix de 15 mil itens, promoções e descontos Em franca expansão, o…
Image

Supermercado Gricki entrega 1200 litros de leite ao Fundo Social de Araraquara (SP)

Doação de alimentos ocorre com a campanha de prêmios aos consumidores, que é realizada de outubro a fevereiro Na última…