Custo de aquisição de um cliente é maior frente as novas concorrências, diz especialista em evento de alta performance da ABRAS

Tema foi abordado durante palestra do Smart Market, quando indústria e varejo se reuniram para abordar as novas temáticas do setor

Os players ganhadores no último ano não podem ficar restrito no seu próprio sucesso e em geral para todos, tanto varejo quanto indústria, devem estar ainda mais atentos à concorrência e pensar na questão com muita mais amplitude. Palavras do diretor de Varejo Vertical e E-commerce da NielsenIQ, Roberto Butragueño Revenga.

“Estamos em um cenário de fidelidade desafiadora, o custo de aquisição de um cliente é maior diante as novas concorrências que surgem”, explica o especialista em consumo durante o Smart Market.

“O cliente tem cada vez mais novas alternativas e todos temos menos oportunidades de ganhar o consumidor que vai menos ao PDV ainda com orçamento reduzido. Além disso, temos novos concorrentes roubando o bolso de nosso consumidor, marketplaces como Mercado Livre, Amazon, além de especialistas como Magalu e Via Varejo entrando no segmento, sendo para eles seu principal driver de crescimento potencial. Tem também a evolução da venda direta da indústria ao consumidor final pulando o varejista; atacarejo com sortimento hiper, hiper com preço atacarejo; farmácia com categorias de impulso… Resumindo, um entorno cada vez mais desafiador que demanda ainda mais inteligência de mercado de todos nós com uma utilização cada vez assertiva e aprofundada dos dados”, finalizou Revenga.

 Em tempo: a chave para o crescimento é o conhecimento amplo e contínuo do consumidor, assim como a abertura de mais lojas.

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