Maioria dos clientes preferem usar o aplicativo ou site do supermercado

Estudo revela que o público feminino domina as compras online nos supermercados, prefere entrega agendada e pertence à faixa etária dos 30 aos 39 anos

Pesquisa feita pela VipCommerce em parceria com o E-Commerce Brasil mostrou um panorama das compras em supermercados online atualmente.

Pelo menos 75% dos respondentes afirmaram realizar compras em supermercados online, com frequências variadas:

26% a cada 15 dias;

21% compraram apenas 1 ou 2 vezes até agora;

15% uma vez por mês;

11% 2 ou mais vezes por semana.

44% dos consumidores dizem ter feito compras online para abastecimento da casa na última semana. 36% nas últimas 24 horas. 14% fizeram compras no último mês.

Entrega agendada

Para os respondentes que abastecem suas casas de forma digital, 63% preferem usar uma entrega agendada.

Já para 28%, a melhor alternativa é a entrega expressa (em até duas horas), enquanto 9% preferem retirar na loja.

Como comprar

Quando questionados sobre as principais formas usadas para fazer as compras de supermercado online, 55% afirmaram que usam o aplicativo ou o site do próprio supermercado de preferência para realizar as compras.

Outros 45% preferem optar por algum tipo de marketplace (Rappi, iFood, James, Americanas.com etc).

Por que comprar

Podendo assinalar mais de uma alternativa, os consumidores foram questionados sobre o que os leva a decidir pela compra ao realizá-la em supermercados online.

66% comentaram o valor do frete;

60% promoções;

59% entrega de todos os itens (sem trocas ou cancelamentos depois do pedido fechado);

58% o tempo da entrega;

54% variedade de produtos;

39% qualidade das informações sobre os produtos;

25% diversidade nas opções de entrega (clique e retire, entrega expressa, tradicional);

16% possibilidade de cashback.

Perfil do consumidor

A parte mais significativa dos consumidores de supermercados online está na faixa dos 30 a 39 anos (38% dos respondentes).

O público de 19 a 29 anos é responsável por 23% das vendas, enquanto de 40 a 49 são responsáveis por 21%.

Apenas 13% dos respondentes têm entre 50 e 59 anos e 4% acima dos 60 anos.

O público feminino também é maioria, mas a dianteira é pequena: 52% são mulheres.

Além disso, 48% dos consumidores se identificaram como casados, 31% estão solteiros e 13% estão em uma união estável. 7% são divorciados.

A maior parte dos consumidores, inclusive, dispõe de um veículo próprio para realizar as compras (caso não comprassem online): 69% têm um carro.

Além disso, 21% usam aplicativos de transporte (como Uber e 99).

Fonte: Ecommerce Brasil

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