O que faz a Kroger ser a melhor supermercadista dos EUA?

Ações para aumentar a segurança alimentar durante a pandemia e foco em inovação destacam rede da concorrência

Em todo o mundo, os supermercados estão enfrentando mudanças profundas. A transformação digital, os efeitos da pandemia sobre a cadeia de suprimentos, a necessidade de buscar inovação para manter o alinhamento com os consumidores e a importância cada vez maior da sustentabilidade criam desafios em todas as áreas dos negócios. No varejo americano, uma das empresas que mais tem se destacado é justamente uma das maiores do setor, mostrando que tamanho não significa necessariamente dificuldade de agir.

Em 2020, mesmo com a pandemia, a Kroger cresceu 14,1%, puxada por uma expansão de 116% em suas vendas digitais. Uma gigante de US$ 132,5 bilhões em faturamento anual, a empresa avança em várias frentes, como se fosse uma startup tamanho família. Um exemplo é sua ação de impacto social Zero Waste | Zero Hunger: no ano passado, a varejista doou US$ 213 milhões e cerca de 45 mil toneladas de alimentos para organizações de combate à fome, o equivalente a 640 milhões de refeições (29% mais que em 2019). Desde 2017, a empresa já doou mais de 1 bilhão de refeições e transformou o tema em uma missão estratégica, comunicada a todos internamente e externamente.

Como parte desse esforço, a Kroger também vem financiando startups que se dedicam ao assunto. Um exemplo é a Spare Food Co, participante de um fundo de investimentos criado pela rede supermercadista para impulsionar negócios ligados à sustentabilidade. O fundo avaliou 145 startups no ano passado e selecionou 10, que receberam US$ 100 mil cada uma em seed money (aportes em empresas em estágio inicial).

Ainda na linha de parcerias com empresas nascentes, a Kroger desenvolveu o concurso Go Fresh & Local de aceleração de fornecedores. Tendo recebido mais de mil propostas, a varejista selecionou 15 finalistas para uma rodada de apresentações, até chegar às 5 vencedoras. O concurso tem como foco aumentar seu número de fornecedores, especialmente em itens de fornecimento local com um forte componente de inovação. No ano passado, essa linha estratégica recebeu US$ 4,1 bilhões em investimentos da Kroger, 21% mais que em 2019, e o objetivo é ampliar esses investimentos para US$ 10 bilhões em 2030.

Compartilhe esta noticia!

Posts Relacionados