Pelo bem do meio ambiente, supermercado adota nova solução de ecoponto

Bandeira da Companhia Sulamericana de Distribuição implementou coleta de esponja sintética

Os Supermercados Cidade Canção iniciaram em julho uma campanha para arrecadar esponjas usadas de cozinha. O produto que leva cem anos para se decompor não deve ser descartado no lixo comum.

Através do seu Instituto e a política de logística reversa , os 37 ecopontos instalados nas lojas, recebem o produto e dão a destinação correta. Além das esponjas sintéticas, podem ser descartados nos ecopontos óleo usado e lâmpadas.

No caso da esponja doméstica, a mesma é reciclada por um processo de reciclagem e transformada em matéria-prima para a fabricação de bancos, lixeiras, entre outros produtos, contribuindo com o aumento da vida útil dos aterros sanitários e diminuindo o uso dos recursos naturais.

Todo o valor arrecadado com a coleta das esponjas é revertido para entidades beneficentes. Além das esponjas, há ecopontos para coleta de óleo de cozinha usado, garantindo a correta destinação final. Descartar o óleo usado é simples: basta separá-lo em uma garrafa PET e depositá-lo no ecoponto. O óleo coletado passa por um processo de reciclagem e é transformado em biodiesel, uma fonte de energia renovável.

Neste caso, o benefício vai além da causa ambiental: o valor proveniente da venda do óleo de cozinha para reciclagem é doado e beneficia diversas instituições sociais. Desde o início do projeto, em 2007, foram destinados corretamente 257 mil litros de óleo de cozinha, preservando mais de 257 bilhões de litros de água.

As lojas também contam com ecopontos do Programa de Logística Reversa de Lâmpadas, iniciado em 2018. No total, 133.957 unidades de lâmpadas receberam a destinação final adequada.

Além dos Supermercados Cidade Canção, que pertencem à Companhia Sulamericana de Distribuição (CSD), todas as lojas das outras bandeiras da companhia contam com ecopontos: Amigão Supermercados (17 lojas no estado de São Paulo), São Francisco Supermercados (2 lojas no estado de Mato Grosso do Sul) e Stock Atacadista (4 lojas no Paraná e São Paulo).

Compartilhe esta noticia!

Posts Relacionados